Banco Central Brasileiro estuda implementação de uma moeda digital
Grupo vai propor modelo e identificar riscos. Essa moeda digital faria parte da política monetária do país e não funcionaria como as criptomoedas, sem garantia, a exemplo da bitcoin.
O que são moedas digitais?
As moedas digitais, também conhecidas como criptomoeda, são uma forma de você fazer transações financeiras de forma direta e sem intermediários. Ultimamente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem dito em entrevistas que o sistema de pagamento instantâneo é parte do que a instituição vê como sistema financeiro do futuro, culminado com uma moeda digital.
Caso este modelo seja aprovado, existem 5 princípios que são essenciais para o sistema de pagamentos instantâneos: ser seguro, aberto, barato, transparente e rápido. Em adição, o Banco Central afirma que a criptomoeda proposta não funciona como as bitcoins, por exemplo, que são moedas digitais sem garantia.
Segurança e Confiabilidade das criptomoedas
As criptomoedas são cripto ativos protegidos por criptografia. As criptos ficam armazenadas em carteiras chamadas também de wallets, essa carteira é onde terá seu endereço de envio e recebimento. Com isso, você tem acesso a dois endereços (público e privado).
O endereço público é usado para fazer transações. Esse número de carteira pode ser mostrado e enviado para outras pessoas a fim de que a outra parte consiga enviar fundos e realizar transações de forma correta.
O endereço privado (ou chave privada) é responsável pela assinatura das suas transações. Esse não pode ser revelado a terceiros, pois através dele, você tem acesso a seus fundos em bitcoins ou outras criptomoedas.
Escrito por: Davi Abrantes