Aviões usarão motores elétricos enquanto estiverem no aeroporto
Essa medida é válida ao se considerar que, atualmente, desde que sai do hangar, o avião aciona suas turbinas mesmo para se mover lentamente pelo pátio, o que inclui o tempo que eles ficam esperando que os passageiros embarquem e desembarquem.
Isso significa que o avião está aumentando seus custos operacionais, emitindo poluentes no entorno das cidades, fazendo barulho, além de gastar o combustível que poderia aumentar sua autonomia.
De acordo com especialistas, aviões em rotas domésticas mais curtas e que fazem várias escalas por dia, chegam a gastar quase tanto combustível em solo quanto voando.
Com os motores elétricos, as empresas Honeywell e Safran acreditam poder economizar entre 3% e 4% do combustível gasto hoje pelos grandes aviões (algo em torno de US$200.000 por ano para um A320).
O sistema utilizado para esse empreendimento, chamado EGTS (Electric Green Taxiing System, sistema de taxiamento elétrico verde), é alimentado pelo próprio sistema elétrico do avião, sem exigir modificações na aeronave.
O “avião elétrico” foi demonstrado durante o Show Aéreo de Paris, totalmente controlado pelo piloto.
Outras empresas de equipamentos aeronáuticos anunciaram durante o evento que estão trabalhando em sistemas similares, o que parece mostrar uma tendência firme rumo a aeroportos mais limpos e silenciosos e companhias aéreas com menos perdas financeiras.
FONTE: Inovação Tecnológica