As inteligências artificiais já estão substituindo humanos?
Na última década as maquinas se tornaram capazes de realizar tarefas antes vistas como exclusivamente humanas, como cozinhar, limpar a casa, trabalhar em linhas de montagem, etc. Observando agora, nos últimos anos de desenvolvimento das ciências computacionais houve a emergência das chamadas inteligências artificiais (IA), que por sua vez estão revolucionando a maneira como algumas máquinas podem substituir os seres humanos.
Seria esse o fim de todas as profissões? Seria essa o início de um domínio das maquinas?
De maneira geral não. Ao menos, ainda não.
Apesar das maquinas conseguirem realizar muitas atividades de maneira muito mais precisa e rápida que os seres humanos, elas ainda são incapazes de realizar atividades cognitivas, ou seja, tarefas que requerem algum tipo de criatividade, juízo e/ou criação artística. Por exemplo, ainda não existe máquina ou IA capaz de se auto programar ou que seja auto suficiente.
Porém é uma questão de tempo até que uma dessas barreiras seja quebrada. Para ser mais preciso, entusiastas da área já começaram a escavar essas barreiras e resultados satisfatórios já estão sendo adquiridos. Coaster AI é um dos programas em desenvolvimento nessa área que está tentando explorar as capacidades crítica e criativa de uma IA. Esse programa tem como objetivo gerar uma inteligência artificial capaz de formar uma montanha russa que seja plausível de ser construída e que mantenha a diversão e a adrenalina na medida ideal.
Antes de olhar a fundo como o funcionamento do Coaster AI, é preciso entender o que é uma inteligência artificial. Para isso e preciso falar antes sobre Machine Learning.
Machie learning é um grupo de ferramentas usadas para atingir o estado de inteligência artificial, pode ser um algoritmo de geração aleatória ou de seleção por exemplo. A Inteligência Artificial por sua vez, é a capacidade de um computador realizar atividades complexas de maneira otimizada.
O algoritmo usado no Coaster AI consiste basicamente de 4 etapas:
- Algoritmo de geração aleatória de caminhos de montanha russa;
- Código para simulações físicas, fazendo com que seja capaz de se analisar a viabilidade do design gerado aleatoriamente.
- Sistema de ranking, para verificar o que são boas montanhas russas;
- Algoritmo de machine learning.
O último por sua vez, pode ser feito de diversas maneiras. Nesse caso em específico, é utilizado um algoritmo baseado na teoria de seleção natural, ou seja, os Bot`s que obtêm os melhores resultados passam suas características para as próximas gerações, porém com pequenas modificações e assim vão evoluindo até atingirem o objetivo final.
Apesar de ainda ser bastante rudimentar, Coaster AI consegue mostrar alguns caminhos para os quais a tecnologia pode evoluir e explorar de maneira mais profunda.
Matéria por Eduardo Fonseca
Gostou do conteúdo? Compartilha com os amigos!