Aeronave completamente elétrica pode voar 965 quilômetros com uma única recarga
A empresa Eviation revelou o primeiro protótipo de uma aeronave totalmente elétrica com uma faixa de 965 quilômetros. O veículo possui uma capacidade de seis a nove passageiros e dois membros da tripulação.
“No momento em que estamos mais conectados do que nunca, nossas opções de mobilidade devem se adaptar para refletir a esse futuro novo e eficiente”, disse o CEO da empresa Omer Bar-Yohay. “Nossa aeronave totalmente elétrica representa uma chance para que as pessoas se movam com a velocidade e impacto que nossa economia global agora exige”.
A empresa parece estar se imaginando como um Uber no ar. O objetivo principal da aeronave é completar viagens curtas muito mais rapidamente do que o transporte terrestre, e os passageiros terão a oportunidade de reservar viagens entre cidades com antecedência.
A empresa afirma que já realizou testes no conceito, e agora, segundo a Electrek Eviation pretende avançar para os estágios de certificação e comercialização até 2018, embora o primeiro modelo de produção possa não chegar até 2020.
O POTENCIAL DE PLANOS ELÉTRICOS
De acordo com a Comissão Global Europeia para as Alterações Climáticas, o setor aéreo representa mais de dois por cento das emissões totais do mundo. “Se a aviação global fosse um país, seria classificada nos 10 principais emissores”, afirma a Comissão. Claramente, deslocar o setor aéreo para longe dos combustíveis produtores de gases com efeito de estufa é um aspecto fundamental para mudança ambiental global.
A aeronave da Eviation poderia ser um elemento-chave para instigar essa mudança, pois o objetivo da empresa é fornecer serviços “que gere gás e com zero emissões”. Ao tornar suas aeronaves atraentes econômicas e ambientalmente, a empresa forneceria um serviço que as pessoas precisam, enquanto também ajuda a salvar o meio ambiente.
Fonte: EngenhariaÉ