Adidas anuncia produção em massa de tênis feito por impressão 3D líquida

Adidas anuncia produção em massa de tênis feito por impressão 3D líquida

No final de 2015, a Adidas anunciou o protótipo de um tênis ecológico fabricado a partir de plásticos removidos dos oceanos. Até então, esse era um dos únicos projetos da entidade baseado em impressão 3D, mas agora a marca de roupas e calçados confirmou que vai iniciar a produção em massa de um produto similar.

Batizada de Futurecraft 4D, a peça tem uma sola impressa em 3D, em um processo conhecido como CLIP, que em português significa “Produção Contínua de Interface Líquida”. A técnica consiste em moldar de forma contínua a resina líquida enquanto esta entra em contato com oxigênio e luz ultravioleta, formando a sola – diferente do método tradicional, em que as camadas são colocadas uma em cima da outra.

A tecnologia presente no tênis vem da Carbon, uma statup sediada no Vale do Silício e que tem o Google e a General Electric como principais investidoras. Segundo a empresa, os produtos finais fabricados através do CLIP são mais robustos e flexíveis do que o plástico injetado nos moldes comuns, além de não agredirem o meio ambiente.

De acordo com a Adidas, o plano agora não é investir pesado no mercado de impressão 3D. Em vez disso, a companhia vai produzir apenas cinco mil pares do Futurecraft neste ano, e outros 100 mil até o final de 2018. A ideia, por enquanto, é fabricar pequenos lotes de sapatos que poderiam ser usados para triagens personalizadas, como maratonas e eventos esportivos de grande porte — o que poderia permitir que cada calçado fosse moldado com base nos pés de cada atleta.

A produção de poucos pares até o ano que vem tem um motivo: comparada à fabricação tradicional, a impressão 3D ainda é um método caro e demorado. Para se ter uma ideia, cada sola do tênis demora 20 minutos para ser produzida.

Até o momento, o Futurecraft 4D não tem uma data de lançamento ou valor definidas, mas a Adidas afirma que o calçado será vendido como uma peça “premium”. No ano passado, a marca comercializou alguns modelos de corrida impressos em 3D numa faixa de preço de US$ 333.
Fonte: Canaltech

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