A importância da TI nos dias de covid-19

O cenário atual que estamos vivendo, referente ao coronavírus, mudou a rotina de trabalho mundial. Apesar de muitos trabalhadores não se familiarizar com o Home Office, esse se tornou, para muitos, a solução para continuar durante o período de quarentena e, por isso é tão importante falarmos sobre a TI.

Mas afinal, o que é TI?

TI, nada mais é do que a abreviação do termo “Tecnologia da Informação”. Segundo a definição do Gartner, esse é um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas.

Dessa forma, é certo dizer que TI são todas as formas de solução tecnológica que usamos para gerenciar dados, acessar ou transmitir informações. 

Então, o que faz um profissional de TI?

Um técnico de TI é o responsável por gerenciar as informações em uma organização, criando e distribuindo-as em redes de computadores, além de lidar com processamento de dados, engenharia de software, informática, hardwares e softwares. Além disso, devido à evolução do mercado e do papel do profissional, que tem poder para impactar diretamente as estratégias competitivas da empresa.

Em tempos de pandemia

O site valor.globo.com publicou uma reportagem em Abril onde 43% das empresas aderiram ao Home Office. Este número tende a continuar crescendo durante o período de quarentena. Não só empresas, como escolas, estão investindo no ensino remoto, onde os professores dão aulas através de plataformas online, lojas de roupa, supermercados e farmácias também aderiram às vendas online

O trabalho remoto já era existente no Brasil antes do coronavírus, porém não tão difundido. O coronavírus nos trouxe a experiência forçada de adaptarmos a novas rotinas. Muitas empresas podem acabar investindo nesse tipo de trabalho, visto que haveriam economias em custos operacionais, como por exemplo transporte dos funcionários, espaço físico da empresa e limpeza. 

Diferentes setores e empresas de diversos portes serão forçadas a reinventar seus processos de comunicação e o principal impulsor é a tecnologia. O Home Office, reuniões por videoconferência, ferramentas colaborativas e o aumento de tráfego de dados por novos canais, que exigem uma cibersegurança, a necessidade de canais de comunicação e venda para clientes, entre outras carências do momento, demandam que as empresas busquem e façam bom uso de tecnologias disponíveis. Nesse cenário, os profissionais de Tecnologia de Informação têm um papel importante e crucial, visto que a cada dia surgem desafios e novidades.

Com o investimento das empresas nessa área, a TI tende a crescer muito no mercado mundial, demandando por talentos e especialistas da área não só para promover a transformação digital de grandes companhias, mas também para a sobrevivência de pequenos empresários. 

Por Camilla Schettino