O transporte ferroviário ganha potência máxima

O transporte ferroviário ganha potência máxima

Imagine um trem dotado de um piloto automático conectado, capaz de economizar combustível, variar a velocidade de acordo com as características geográficas do trajeto e conduzir automaticamente a composição da forma mais eficiente possível — tudo com base em dados sobre rota e carga, coletados para uma condução mais inteligente.

Este é o Trip Optimizer, o poderoso sistema de software desenvolvido pela GE que, a partir do mapeamento completo da linha ferroviária, pode ser personalizado para otimizar viagens e maximizar a produtividade. Junto da Rumo, a GE Transportation implementará a solução na frota que circula entre as malhas Norte e Paulista, ligando Rondonópolis (MT) ao Porto de Santos (SP).

“A instalação do Trip Optimizer é o primeiro passo para a transição de trens manuais para trens completamente automatizados. O uso de softwares não só aumentará a produtividade, como também vai mudar radicalmente como lidamos com logística”, diz Danilo Miyasato, diretor comercial da GE Transportation para a América Latina.

A solução funciona por meio do GoLinc™, o computador de bordo da GE Transportation, que transforma as locomotivas em uma central de dados móvel e possibilita a implementação de diversas outras soluções digitais da GE. Por estar interligado aos demais sistemas de bordo, o Trip Optimizer também entende e considera mudanças percebidas durante o trajeto. Isso não só permite que o trem chegue no tempo certo, como garante mínimo uso de combustível.

“Este projeto representa uma evolução importante para nós”, comenta Roberto Rubio Potzmann, diretor de Tecnologia da Rumo. “Quando implantado, com as demais iniciativas, trará considerável precisão na movimentação de cargas, gerando maior segurança e eficiência para nossa operação. Além disso, esse sistema atuará fortemente na redução do consumo de combustíveis, com benefício direto para toda a sociedade”, finaliza Potzmann.

Parte de tais benefícios acompanha uma outra vantagem: a solução também garante mais sustentabilidade, devido à diminuição dos níveis de gás carbônico liberados no meio ambiente pela queima de combustível. Os números mostram por si só: globalmente, desde o desenvolvimento do Trip Optimizer, mais de 548 milhões de litros de combustível foram poupados pelas ferrovias!

Tantos ganhos ficam ainda mais evidentes quando visualizamos o futuro a ser cultivado. A intenção da Rumo é justamente digitalizar toda a sua malha ferroviária nos próximos anos, impulsionando suas linhas com o uso da Internet Industrial. “A GE está lado a lado com seus clientes em parcerias que fomentam a transformação digital em seus processos e sua infraestrutura”, pontua Marcos Costa, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina. “Por isso nosso trabalho com a Rumo é exatamente esse: manter uma relação colaborativa, de consultoria, que envolve a dedicação de ambas as partes para gerar os melhores resultados possíveis”.

Com o início da operacionalização previsto para 2018, a Rumo se firma como a terceira companhia ferroviária brasileira a escolher o Trip Optimizer para alavancar seu desempenho. Mais digitalização, mais resultados para o País!

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Fonte: GE Reports

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