Você sabe o que são casas sustentáveis?

Você sabe o que são casas sustentáveis?

Quando ouvimos sobre casas sustentáveis temos logo em mente o uso de painéis solares para geração de energia, porém o termo casas sustentáveis vai muito além disso. Com a grande preocupação em relação à preservação de recursos naturais, muitas soluções têm surgido para alcançar a conscientização nas pessoas e tornar comum melhores escolhas, como reduzir o desperdícios e ajudar o meio ambiente.

Um exemplo disso foi em 2022, quando dois engenheiros brasileiros criaram uma micro usina hidrelétrica que pode fornecer energia para até 5 casas. Ela funciona da seguinte forma: o equipamento deve estar posicionado em uma fonte de água que tenha queda natural, como rios, riachos ou descartes de água, entre outros. Fazendo com que a força da água alcance a turbina, gerando energia elétrica, todo esse processo ocorre sem nenhum consumo, desperdício de água e ainda podendo fazer o uso da água que foi utilizada. 

De acordo com o CBCS, a construção civil está entre os principais setores que têm o maior impacto ambiental no mundo. Nesse contexto, iniciativas como essa se tornam cada vez mais relevantes.  

Mediante a essa preocupação, a construção sustentável vem crescendo cada vez mais, mostrando que é possível construir uma casa moderno e sem causar grandes impactos ao meio ambiente. Mas, afinal o que faz uma casa ser sustentável?

O que são?

Casa sustentável nada mais é do que uma moradia elaborada sem causar grandes impactos ao meio ambiente. Isso é feito por meio de projetos e ações de forma mais elaborada e consciente, tanto durante a construção quanto depois. Muitas utilizam sistemas de compostagem ou até mesmo de reutilização de água, entre outros, gerando uma relação saudável entre moradores e o meio onde está inserida. Também e importante dizer que e uma grande tendência de mercado, justamente porque não existe outra possibilidade daqui para a frente.

Além de todos esses benefícios, a residência não deixa de ser uma moradia econômica, moderna, tecnológica e confortável. Portanto, esqueça a ideia de que casas sustentáveis são antiquadas, pelo contrário são o futuro, existem dezenas de centenas de casas sustentáveis no mundo e a maioria delas são bem diferentes, tanto em termos de arquitetura, quanto em soluções tecnológicas sustentáveis.

O que importa mesmo é a mudança de consciência dos moradores da casa. Já que uma casa sustentável não tem a ver somente com o espaço em que se habita, mas com todo um estilo de vida.

Um bom exemplo é de um brasileiro que está concorrendo a prêmio internacional de arquitetura

O artista Kdu dos Anjos, construiu seu imóvel que fica em uma periferia em Belo Horizonte, MG. A casa foi construída, propositadamente, com tijolos expostos, sem reboco e pintura. 

Kdu disse que não tinha noção sobre a repercussão que causaria, sua casa ficou famosa depois que foi publicada em revistas e sites internacionais especializados em arquitetura e ficou entre as 50 casas mais interessantes do Brasil.

Vantagens

Na construção temos diversas formas de reduzir o desperdício, utilizando materiais recicláveis, fazendo o uso adequado de água e energia, existem também equipamentos e estudos que são empregados para economia de recursos naturais. Veja alguns exemplos:

  • Consumo eficiente de energia: Com a demanda do consumo de energia elétrica residencial, o consumo consciente é um dos maiores fatores de uma casa sustentável. Isso envolve um bom planejamento de iluminação até a escolha de eletrodomésticos mais eficientes. 
  • Reaproveitamento de águas: Todos sabemos a necessidade de reduzir o consumo de água, além do uso racional no dia a dia, existem outras maneiras. Uma delas é reaproveitar a água da chuva, um dos principais benefícios é evitar alagamentos e diminuir água enviada para o sistema pluvial. Assim o calor diminui, reduzindo a necessidade de ventiladores e climatizadores. Além do uso direto para refrescar o ambiente e molhar plantas, a água da chuva pode ser utilizada para limpeza de casas e lavar carros. Para facilitar, você pode utilizar um sistema de captação de água da chuva.
  • Prioridade para iluminação natural:  Com o alto consumo de energia residencial, não existe casa sustentável que não seja muito bem iluminada. É essencial ter o máximo de aproveitamento de uma iluminação natural, uma boa ventilação, entre outros. Assim evitando o uso desnecessário de energia elétrica.
  • Casa sustentável desde a planta: Além do uso de materiais orgânicos, reciclados, entre outros, é essencial um bom planejamento antes da construção. É possível, por exemplo, estudar a instalação de portas, paredes e janelas para aproveitar a iluminação e a ventilação naturais. Também fazer um projeto elétrico que pode contribuir com a sustentabilidade do imóvel.

Por fim, vale ressaltar que nada é mais importante do que ter uma boa qualidade de vida no lugar em que mais passamos tempo: nosso lar. Viver em um espaço sustentável significa viver em um ambiente residencial mais saudável e, portanto, planejar uma casa sustentável é minimizar ao máximo sua presença no planeta, sendo amigável não só com o meio ambiente, mas com a sociedade.

Referências:

Texto por: Cintia Paulina de Oliveira Fortunato

Cintia Fortunato

%d blogueiros gostam disto: