Poluição do ar na China está comprometendo o funcionamento de painéis solares
A poluição do ar está aumentando na China. Além de criar problemas de saúde para seus moradores e países vizinhos, também impede que a luz solar adequada atinja seus painéis solares.
Uma pesquisa publicada na Nature Energy revela que até 15% da energia solar diminuiu devido ao aumento da poluição do ar na China.
A boa notícia é que, se o país conseguir baixar esses níveis para aqueles que existiam nos anos 1960, sua produção de energia solar terá enormes benefícios para conter a crise da mudança climática.
Poluição atmosférica pós-apocalíptica da China
A qualidade do ar na China vem diminuindo rapidamente devido ao uso de carvão, bem como ao setor industrial. Imagem cinza, neblina nebulosa e pessoas andando por aí com máscaras cobrindo metade de seus rostos, agora você tem uma boa imagem do que certas cidades na China agora parecem: todas as cenas pós-apocalípticas.
Até 38 por cento dos cidadãos chineses estão sujeitos a estes atroz níveis de poluição do ar, contando por milhares de mortes a cada ano no país.
Esses números devem ser suficientes para incitar mudanças na regulamentação do ar, mas este novo estudo esclarece (infelizmente não literalmente) o que é chamado de “bônus de eletricidade”.
Bart Sweerts, o principal autor do estudo e pesquisador de energia na ETH Zürich, disse “Como tal, este estudo fornece um argumento de apoio para o principal motor por trás de medidas de controle da poluição do ar: reduzir os efeitos nocivos à saúde”.
Com isso em mente, os painéis solares exigem luz solar para gerar energia. Mas com a má qualidade do ar, o sol está sendo impedido de alcançar os painéis solares da China.
O que o estudo descobriu sobre a qualidade do ar da China
Os pesquisadores usaram dados para medir a quantidade de luz solar recebida em 119 estações na China, abrangendo os anos entre 1960 e 2015. Isso as ajudou a avaliar a capacidade de geração solar do país.
Os resultados?
A equipe descobriu que a luz do sol diminuiu ao longo dos 55 anos. A maioria das evidências aponta para o aumento da poluição do ar como o principal culpado.
A equipe então verificou como isso afetou os diferentes tipos de instalações solares em todo o país, de uma série de instalações solares no telhado a fazendas solares em escala com painéis fixos para girar e seguir os movimentos do sol.
O que a pesquisa mostra é que, em 2016, devido aos céus escuros, a China perdeu o equivalente a US$ 1,9 bilhão em geração de energia. Esse montante teria alimentado 1,3 milhão de lares nos EUA por um ano.
Esta pesquisa mostra claramente como a China tem que encontrar uma solução para limpar a poluição do ar, se não quiser continuar a prejudicar sua população com baixa qualidade do ar.
Isso é especialmente importante se eles quiserem ajudar o mundo a conter a mudança climática e, finalmente, economizar milhões de dólares.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! xD
Fonte: EngenhariaÉ