Engenheiro projeta ciclovia que gera energia solar na Alemanha
Um projeto piloto foi implementado no bairro de Liblar, em Erftstadt da Alemanha. Os ciclistas ficaram surpresos ao se depararem com a inauguração da primeira ciclovia solar da Alemanha. A pista é capaz de gerar energia solar e os ciclistas se mostraram entusiasmados ao pegarem seus celulares para tirar fotos do local.
O projeto está sendo testado, porém, tudo indica que vai prosperar! Pavimento de pastilhas fotovoltaicas transforma velha pista de ciclismo em fonte de energia limpa, que ainda absorve ruídos e derrete a neve sobre a via.
Muitas pastilhas solares feitas de vidro laminado nodoso formam um tipo de tapete sobre o asfalto. “Esta é uma ciclovia de 35 anos, com desníveis e raízes de árvores”, diz o inventor do tapete solar e fundador da startup Solmove, o engenheiro Donald Müller-Judex. “Nós a cobrimos do jeito que estava, colando células fotovoltaicas sobre ela.” Usar a ciclovia já existente constitui uma grande vantagem da nova tecnologia, já que construir uma nova via é bem mais caro.
A rua onde a ciclovia foi construída é bastante movimentada e muito iluminada pelos raios solares. As pastilhas de células solares medem 10 cm X 10 cm, cada. São interligadas de forma mecânica e elétrica, formando um tecido flexível.
A pista, de 90 metros de extensão e cerca de 200 metros quadrados, custou cerca de 800 mil euros e foi financiada pela Iniciativa Nacional para Proteção do Clima, do governo alemão.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Engenharia É