Como descartar o lixo da construção sem prejudicar o meio ambiente?

É notável a enorme quantidade de lixo e entulho despejados em lugares indevidos em alguns pontos da cidade, trazendo poluição para o meio ambiente e, principalmente, causando grandes riscos para a saúde de quem mora ao redor. Por isso, é muito importante que, após realizar uma construção ou reforma no imóvel, tomemos as devidas precauções para que esse lixo seja descartado da melhor forma possível em lugares apropriados para não causar tantos danos à natureza e à vida humana.

Esses entulhos resultados de construção civil são compostos por restos de cimento, tijolos, cerâmica e madeira, entre outros materiais utilizados que acabam sobrando após o término da obra. Lidar corretamente com esses resíduos pode evitar diversos problemas ambientais como a proliferação de doenças, aparecimento de animais peçonhentos, riscos de enchente e assoreamento de rios e córregos.

O ideal ao realizar uma obra é contratar os serviços de uma empresa especializada em coleta desses materiais. Empresas desse ramo sabem exatamente o local ideal para realizar o depósito desse entulho sem agredir o meio ambiente, realizando essa ação em aterros específicos e legalizados. “Quando necessário, essas empresas oferecem um laudo do tipo de material, do volume e da data, assim se comprova que foi dado destino correto”, explica o engenheiro civil Marcelo Moreira.

Segundo o engenheiro, também é importante lembrar que materiais como cobre, papelão e embalagens podem ser reciclados, portanto, eles obrigatoriamente devem ser destinado a esses aterros das empresas responsáveis por locação de caçambas para que sejam descartados corretamente sem poluir o meio ambiente; qualquer outra destinação acaba sendo irregular.

Portanto, o recomendado é que você sempre tenha o auxílio de uma empresa de caçambas durante a sua obra e, em casos onde a reforma é pequena e não se faz necessário a utilização da mesma, o ideal é procurar os Pontos de Apoio da Prefeitura para fazer o descarte desses materiais com segurança.

Esses espaços são criados pela Prefeitura justamente para captar resíduos de construção e demolição desde que em pequenas quantidades, além de serem separados corretamente antes de se dirigirem ao seu destino final. Lá é possível descartar materiais como plástico, madeira, vidro, metal, papelão e até mesmo artigos maiores como restos de poda de árvores e móveis sem condição de uso.

Procure o Ponto de Apoio mais próximo a você e descarte o seu lixo de maneira correta. Assim, além de estar ajudando o meio ambiente, você também estará prezando pela sua saúde e de todos a sua volta.

E aí curtiu a notícia? Não se esqueça de deixar comentário!

logo_pet2Fonte: diariodaregiao.com.br