Projetos com Arduino e Pandemia

Projetos com Arduino e Pandemia

O Arduino é uma placa programável via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que utiliza uma linguagem semelhante à C/C++. Ele é um dispositivo barato, funcional e de fácil utilização, logo é frequentemente adotado por estudantes e projetistas, desde amadores até profissionais! Com a adição de outros componentes eletrônicos, não existem limites para o que podemos fazer com um Arduíno e  a nossa criatividade, é possível criar diversos dispositivos com uma miríade de funcionalidades diferentes!

No contexto da pandemia da covid-19, surgiram diversos problemas os quais precisam de novas soluções tecnológicas  para que possamos nos adaptar melhor às circunstâncias desafiadoras atuais. Assim, trouxemos aqui alguns exemplos de projetos feitos com Arduino que podem ser úteis neste período de pandemia.

1 – Sensor de distanciamento social

Foto de Projetos Arduino – Top 40: Sensor de distanciamento social
Fonte: All3DP

Apesar de não ser tão prático andar por aí com uma engenhoca dessas, é um projeto bem simples para iniciantes do mundo maker, mas sua importância é clara no contexto da pandemia em que o distanciamento social é uma das principais medidas de proteção contra a covid. Com apenas um sensor ultrassônico, uma protoboard, alguns fios e um led, você pode montar esse projeto simples que te avisa quando alguém se sentar a menos de 2 metros de você.

2 – Borrifador automático de álcool

Esse projeto permite que diversas pessoas possam passar álcool em suas mãos sem a necessidade delas encostarem em um mesmo recipiente sem a devida higienização, o que aumenta a segurança de todas. O sensor infravermelho detecta quando as mãos são colocadas no local indicado e aciona o servo motor que ao se mover aperta o gatilho do borrifador de álcool. Além disso, para fins estéticos, ele também apresenta  dois indicadores do esguicho de álcool: um sonoro (beep) e um luminoso (led).

3 – Contador de pessoas em um local

Outra medida preventiva importante na pandemia é evitar as aglomerações, logo é importante que tenhamos o controle de quantas pessoas estão presentes em um só ambiente. Este é um projeto ideal para fazer essa contagem em um local com duas portas diferentes de acesso.

Os sensores recebem a iluminação infravermelha continuamente. Quando uma pessoa passa por qualquer uma das portas com os dispositivos já instalados, este fluxo infravermelho é interrompido. Dessa forma, com um código adequado inserido no Arduíno, ele consegue identificar que alguém passou por lá e atualiza a informação apresentada no display de acordo com as informações de cada uma das portas.

4 – Termômetro infravermelho

Quem nunca durante a pandemia foi ao supermercado e teve sua temperatura medida na entrada? Um termômetro infravermelho também é um dos projetos que podemos fazer com um Arduino! O sensor de temperatura será o responsável por essa função, acompanhado de um laser para facilitar a mira do equipamento. O dispositivo também possui um display para mostrar ao usuário qual a temperatura medida e um interruptor para ligar e desligar o equipamento.

Conhece algum outro projeto legal usando o Arduino? Compartilhe com a gente nos comentários!

Por Juliana Hansen

Juliana Hansen

%d blogueiros gostam disto: