Indústria 4.0

Indústria 4.0
O que é Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é a automação de tradicionais processos de produção através do uso de técnicas como Internet das Coisas, Big Data, Inteligência Artificial e Sistemas Autônomos. O foco desse recente modelo de processo produtivo aplicado nas indústrias é aumentar a eficiência e produtividade dos processos de produção.

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.

Além disso, implicará em transformações na gestão empresarial, principalmente em dois aspectos.

O primeiro está relacionado à estratégia para implementar tecnologias, como a cooperação entre as áreas de tecnologia de informação (TI) e as de produção.

Impactos da Indústria 4.0

Os impactos desse novo meio de produção são diversos e englobam diversos setores da tecnologia e sociedade. Entre os mais expressivos podem se destacar: 

Postos de trabalho: O impacto no número de empregos é o que mais causa controvérsia na Indústria 4.0. A aplicação da indústria 4.0 tende a diminuir tanto os postos de trabalho quanto a realização de atividades repetitivas e braçais. Nessa nova forma de produção, as funções dos empregados tendem a serem mais estratégicas e voltadas para o conhecimento técnico, além de serem mais flexíveis. Ao mesmo tempo que algumas funções tendem a acabar, novas tendem a surgir, além disso há previsões quanto a um possível e significante aumento da demanda no setor da tecnologia da informação (TI).

Interação Homem-Máquina: A interação entre o trabalhador e os maquinários utilizados dentro da indústria tende a aumentar expressivamente, uma vez que essa nova forma de produção traz significativas mudanças na natureza do trabalho, utilizando-se de alta tecnologias na estrutura produtiva das empresas.

Automação industrial robô soldador computadorizado, exemplo de inovação da indústria 4.0
Algumas tecnologias da Indústria 4.0

Dentre as diversas tecnologias utilizadas na Quarta revolução industrial, podemos destacar:

Sistemas Ciber-Físicos: são integrações que envolvem computação, comunicação e controle através de redes e processos físicos. Por intermédio desses sistemas, as empresas têm a oportunidade de representar a realidade do mundo físico em ambientes digitais. Sendo assim, conseguem fazer simulações, testes, predições de desgastes, entre muitas outras possibilidades que a tecnologia oferece. Isso pode representar ganhos expressivos de competitividade para o negócio.

Big Data: é um mecanismo estratégico de análise que permite a coleta dos dados obtidos através da interpretação dos mesmos. Com isso, é possível obter insights importantes sobre as análises obtidas.

Internet das coisas: É uma rede infinita de dispositivos conectados entre si. Trazendo o conceito para dentro das fábricas, a Internet das Coisas Industrial (IIoT) potencializa as vantagens da tecnologia para maior eficiência produtiva. Ela permite medir em tempo real a produtividade das máquinas e indicar quais setores da planta precisam de mais equipamentos e suprimentos, por exemplo.

Industria 4.0 no Brasil

O desenvolvimento e implementação da Indústria 4.0 no Brasil envolve desafios que vão desde os investimentos em equipamentos que incorporem essas tecnologias, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas ao longo da cadeia produtiva, criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras. Tendo isso em vista, poucas empresas estarão preparadas para enfrentar todas estas mudanças de uma vez. A maior parte das empresas nacionais ainda estão em processo de familiarização com essa nova onda de digitalização e receosas quanto ao impacto que esse novo processo produtivo poderia ocasionar em sua competitividade. Ainda há um desconhecimento do potencial de aumento da competitividade no setor industrial nacional.

Referências:

https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/

Camille Vitoria Mota Barbosa de Oliveira

%d blogueiros gostam disto: