A vida de Nikola Tesla

A vida de Nikola Tesla

QUEM FOI NIKOLA TESLA?

Nikola Tesla nasceu em julho de 1856, em Smiljan, no Império Austro-Húngaro (atual Croácia). Ele era de uma família de origem sérvia. Tesla estudou em Graz e Praga. Onde viu e entrou em contato com o conhecimento que usaria depois.

Em 1882, Tesla foi trabalhar em Paris para a “Continental Edison Company”, e enquanto estava em Estrasburgo em 1883, construiu seu primeiro motor de indução.

Nikola viajou para os Estados Unidos em 1884. Ele primeiro encontrou emprego com Thomas Edison, mas os dois inventores eram muito diferentes, tanto em métodos quanto em histórias de vida, e sua separação era inevitável.

O QUE ACONTECEU COM ELE?

Em poucas palavras, ele foi feito de bobo muitas vezes. Quando ele se mudou para Nova Iorque, Nikola recebeu a tarefa de redesenhar as máquinas de Edison. Em apenas um ano, ele melhorou todas as 24 máquinas que o gerente da “Edison Machine Works” lhe mostrou. Porém, o gerente havia prometido à Tesla US $50.000 de bônus se conseguisse fazer isso. O jovem Nikola trabalhou naquele ano aproximadamente 18 horas por dia. No final, quando ele foi pedir seu prêmio, o gerente negou, e afirmou que o que ele havia dito era tudo somente uma brincadeira. Tesla, logicamente se demitiu depois disso.

O QUE O FEZ TÃO FAMOSO?

Tesla travou a guerra das correntes contra Thomas Edison, onde durante anos tentaram provar qual corrente era melhor. Ele ganhou esta guerra quando fez a construção da hidrelétrica das Cataratas do Niágara.Quando imigrou para os Estados Unidos em 1884, ele estava sem dinheiro, e teve que vender os direitos de patente de seus preciosos sistemas de dínamos, transformadores e motores de corrente alternada para George Westinghouse. Aquele homem, que comprou suas patentes, o ajudou na guerra das correntes, mas também traiu Tesla. Westinghouse, fez uma fortuna com as patentes que Nikola havia lhe vendido, e quando Tesla foi exigir seus direitos, George ameaçou processá-lo se não o ajudasse com seus objetivos.Nikola morreu pobre, sozinho e, na época, ninguém sabia quem era ele. Ele só conseguiu sua fama anos após sua morte.

ALGUMAS DE SUAS MAIORES INVENÇÕES:

  • A corrente alternada;
  • O campo magnético rotativo, a base da maioria das máquinas de corrente alternada;
  • O sistema trifásico de transmissão de energia elétrica;
  • A bobina de Tesla, uma bobina de indução amplamente utilizada na tecnologia de rádio;
  • O motor de indução elétrica, usado nas indústrias e nos eletrodomésticos;
  • O controle remoto;
  • A transmissão via rádio;
  • O sistema de ignição;
  • A lâmpada fluorescente.

Texto por: Luís Eduardo Canan

Luís Eduardo Brandão Canan