A Nanoeletrônica
A nanotecnologia vem se desenvolvendo muito ao longo dos anos. Cada vez mais, podemos ver a aplicação da nova tecnologia na área da eletrônica, criando o que chamamos de Nanoeletrônica.
MAS O QUE É, DE FATO A NANOTECNOLOGIA?
Pela definição, a nanotecnologia é a tecnologia que trabalha com estruturas de tamanho entre 1 nanômetro e 100 nanômetros. Tal limitação de tamanho de estruturas cria também uma limitação para o desenvolvimento da tecnologia e seu avanço no uso cotidiano dela.
Como este tipo de estruturas são muito pequenas, é necessário o auxílio de microscópios, tornando a evolução da nanotecnologia dependente da evolução das ferramentas de auxílio, visto que fica difícil trabalhar na evolução de algo que não se vê a olho nu.
A NANOELETRÔNICA
Entretanto, ano após ano a tecnologia consegue evoluir um pouco mais e ser cada vez mais aplicada em outras áreas. Uma delas é a eletrônica, a junção das duas áreas cria o que chamamos de Nanoeletrônica. Tal nova área pode conter as respostas de como iremos aumentar as capacidades dos dispositivos eletrônicos, enquanto reduzimos seu tamanho, peso e consumo de energia.
Quais as aplicações disso na vida real? Bom, o uso da Nanoeletrônica contribuiu para a criação e maior dispersão dos displays OLED. No “Organic Led” são utilizados nanotubos de carbono.
A Nanoeletrônica tem um grande foco em aprimorar os circuitos eletrônicos, criando componentes cada vez menores e mais eficientes. Temos como exemplo circuitos feitos de Nanocristais, permitindo que tais circuitos sejam flexíveis e de baixa tensão. Além desse exemplo, já foi desenvolvida uma tinta, feita de nanopartículas de prata, para tornar possível a impressão de um circuito apenas com a tinta.
Ademais, os transistores evoluíram muito com a nova tecnologia. Existem diversos estudos para aprimorar o uso de transistores e, consequentemente, aprimorar os circuitos dos dispositivos eletrônicos.
Todos esses usos da nanotecnologia na Eletrônica, gera consequências para áreas comerciais da vida real. Áreas como o mercado de vestíveis eletrônicos, bioengenharia, tecnologia mobile e até a agricultura podem ser aprimoradas com a implementação da Nanoeletrônica.
Entretanto, algumas questões éticas e morais devem ser levantadas, principalmente, quando se trata de uma tecnologia que futuramente pode ser implementada no corpo humano. Questões como: o uso para o bem ou mal aos humanos, implementação de chips no corpo humano e as possibilidades de respostas ainda não alcançadas pelos cientistas, devem ser analisadas antes da ampla dispersão da tecnologia pelas empresas e pela sociedade. Dessa forma, não teremos problemas futuros com algo que nós mesmos criamos.
De qualquer forma, a nanotecnologia tem um enorme potencial à sua frente, e possivelmente estará presente massivamente no nosso cotidiano nos próximos anos.
E você, aceitaria ter um nano chip implantado no seu corpo? Deixe nos comentários a sua opinião sobre a nova tecnologia e seus possíveis benefícios e usos!
Matéria por: Bernardo Andrade