SolarReserve quer construir a maior usina solar do mundo que fornecerá energia para um milhão de lares
A empresa SolarReserve anunciou recentemente que espera construir a maior uma usina solar do mundo, que será capaz de gerar 2.000 megawatts. O lugar onde será construída é Nevada, e se chamará Sandstone.
Serão 10 torres e mais de 100.000 helióstatos para capturar a radiação solar, a planta seria o maior de seu tipo em qualquer lugar do mundo.
Atualmente as cinco maiores usinas do mundo ultrapassam os 500MW de capacidade – as usinas solares térmicas mais avançadas em funcionamento não alcançam capacidades de 400MW. Nem sequer os projetos que estão planejados para o futuro superam a capacidade da maior fotovoltaica que fica na China, com 850 MW de potência.
Um relatório da Las Vegas Review-Journal informa que o preço para construção dessa usina será de US$ 5 bilhões. Ela forneceria energia suficiente para 1 milhão de casas – a mesma quantidade de energia gerada Usina Hidrelétrica Hoover Dam. Sua capacidade de energia também aproximará a usinas nucleares que chegam a gerar até 3.973 megawatts. Caso este projeto seja bem sucedido, poderá provar de uma vez por todas que a energia solar é competitiva com fontes de energia mais convencionais.
Seu tamanho não é a única coisa que torna esse projeto incrível. Ela contará com depósitos de sal fundido, que atua como um sistema de armazenamento de energia. O material esquenta a mais de 1.000 graus e depois faz ferver água, que passa por uma turbina para colocar em operação um gerador cujo funcionamento não para durante todo o dia.
Para a construção será preciso de no mínimo 15.000 hectares, e uma decisão é esperada em algum momento nos próximos seis meses. Depois de várias críticas enfrentadas pela planta solar de Ivanpah na Califórnia, a SolarReserve parece estar considerando cuidadosamente o impacto ambiental e a conservação da vida selvagem dos locais potenciais para a construção.
Para mais informações, acesse o site da SolarReserve.
Fonte: Engenharia é