Sistema gera energia limpa através do fluxo de água em canos

Um novo sistema de turbinas instaladas nas tubulações de Portland, no Oregon, EUA, está sendo testado. Este sistema seria como uma mini hidrelétrica, capaz de gerar energia limpa.

Segundo a Lucid Energy, a empresa responsável pelo projeto o sistema será capaz de gerar energia suficiente para 150 casas, ela conseguiu um contrato de 20 anos com a cidade natal.

O CEO da Lucid Energy, Gregg Semler, vê o projeto de Portland como o início de um mostruário para sua empresa, oferecendo a prova da capacidade da tubulação de salvar o dinheiro dos clientes sem custos para os consumidores de água.

“É fundamental ter exemplos reais do funcionamento da tecnologia para provar que é confiável, durável e que faz sentido”, explicou Semler.

Lançado em 2007 em Indiana, Lucid mudou sua sede para Portland em 2011 após a incorporação. A empresa instalou suas primeiras turbinas em tubo em Riverside, Califórnia. O projeto de Portland é apenas o segundo da empresa, mas Semler disse que está em negociações que podem levar a mais trabalho nos municípios do Arizona, Califórnia e tão longe como os países: Coréia e China.

O LucidPipe trabalha usando o fluxo da água dentro das tubulações da cidade para girar as quatro turbinas que produzem a eletricidade.  A tubulação hidráulica de Portland, foi instalada sem nenhum custo à público. Foram os investidores privados que pagaram o preço de US $ 1,7 milhão.

Após o contrato expirar em 20 anos, Portland terá a opção de comprar a turbina de forma definitiva e manter todos os lucros da energia que produz.

Fonte: EngenhariaÉlogo_pet2