Siemens instala novo modelo de turbina eólica

Com potência de 6MW, turbina foi instalada na Escócia
Com potência de 6MW, turbina foi instalada na Escócia

A Siemens instalou sua nova turbina eólica de acionamento direto – sem os multiplicadores de velocidade -, com potência de 6 MW, no centro de testes da companhia elétrica SSE (Scottish and Southern Energy), na cidade de Hunterston, na Escócia. Juntamente com seu cliente, a Siemens planeja realizar testes finais no local antes de iniciar a produção em série para o mercado britânico e outros países. A turbina, do tipo SWT-6.0-154, conta com um rotor de 154 metros de diâmetro e oferece tecnologia de ponta em matéria de acionamento direto.

Graças a sua localização no litoral, a cidade Hunterston é considerada ideal para a realização de testes de turbinas eólicas offshore. As condições de vento ao redor da área são parecidas com as sofridas pelas centrais eólicas no Mar do Irlanda. Com os testes finais, a Siemens se prepara para a expansão do mercado de energia eólica na Grã-Bretanha. Recentemente, a Siemens instalou duas turbinas de 6 MW no parque eólico offshore Gunfleet Sands, operado pela empresa Dong Energy, no sul da Inglaterra.

“Estamos orgulhosos em instalar a versão de série da nossa turbina eólica 6-MW em Hunterston”, diz Jan Kjaersgaard, executivo-chefe da Siemens Energia Eólica para a unidade de uegócios da Europa, Oriente Médio e África. “O Reino Unido está apoiando nossa tecnologia de uma maneira especial. É por isso que queremos colaborar com as empresas que fornecem energia ao país, desde o estágio de desenvolvimento até a encomenda do produto. Estamos concentrados em fazer uma contribuição visível para a economia britânica”, completa o executivo.

Além de cooperar estreitamente com seus clientes no Reino Unido, a Siemens também expandiu sua própria presença na Escócia. Em outubro, a empresa irá inaugurar um novo núcleo para apoiar seus negócios eólicos onshore em todo o território britânico. Com um quadro de mais de 30 funcionários permanentes baseados em Livingston, perto de Glasgow, o núcleo irá administrar projetos onshore na Inglaterra, Escócia e Irlanda e coordenar a construção, instalação e operações nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança. A Siemens já emprega cerca de 1300 pessoas no Reino Unido, que trabalham diretamente com energias renováveis.

A Siemens coloca em funcionamento e mantém quase metade da capacidade geradora eólica total da Grã-Bretanha – 1,9 mil turbinas eólicas da Siemens para 12 parques eólicos offshore com uma capacidade geradora elétrica total de 2,5 GW e mais de 50 parques eólicos onshore, com capacidade de cerca de 2 GW. O Reino Unido também desempenha um papel vital no negócio eólico mundial da Siemens. Cerca de 11% dos funcionários da divisão eólica global são britânicos.

Fonte: Jornal da Energialogopet

1008jia2001