Rio São Francisco ganha usina solar flutuante para abastecer 20 mil casas
O Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) instalou uma usina solar fotovoltaica flutuante no trecho do Rio São Francisco que banha a cidade de Sobradinho, na Bahia. A instalação vai atuar transformando luz solar em energia elétrica para até 20 mil residências.
A plataforma piloto do projeto conta com 7,3 mil módulos de placas solares que cobrem uma área de 10 mil metros quadrados, capazes de gerar 1 megawatt-pico (MWp). Outros 4 MWp devem ser instalados em 2019, resultando em uma construção de 50 mil metros quadrados e 35 mil módulos.
Sob um investimento de R$ 56 milhões da própria Chesf, a plataforma vai fornecer energia suficiente para abastecer até 20 mil residências, segundo José Bione, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da companhia.
De acordo com a Chesf, será avaliada a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto para que, possivelmente, participe de leilões de venda de energia ou ainda ser reproduzido em outros reservatórios ou rios.
O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, contou, ao visitar a usina, que o modelo centralizado do setor energético do Brasil deve ser repensado por não beneficiar o consumidor, defendendo a diversificação da matriz energética.
“No Nordeste, por exemplo, temos que criar um modelo que permita que o vento e o sol, que são fontes de energia mais baratas, possam beneficiar os consumidores”, explicou o ministro. Ele também falou que, em algumas regiões, como o Centro-Oeste, o biocombustível é mais barato em comparação com outras opções.
Franco fez um alerta, afirmando que o país terá dificuldades, em breve, por falta de energia devido à previsão de um futuro crescimento da economia:
“Se não tivéssemos tido a maior crise econômica da nossa história, nós teríamos tido o maior apagão da nossa história. Estamos aqui buscando abrir a mentalidade, os hábitos, a cultura do setor elétrico brasileiro para conviver com inovação. Não dá para repetir os mesmos métodos, ter os mesmos modelos que têm gerado uma das energias mais caras do mundo”.
A usina deve entrar em funcionamento ainda em dezembro.
FONTE: CanalTech