O Dobro de Energia
Um novo modelo de gerador com turbinas duplas está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia, da Austrália. O design é promissor e promete duplicar a conversão de ondas marítimas em energia elétrica.
De acordo com o pesquisador e líder do projeto, Xu Wang, o potencial da energia marítima é inegável e provavelmente o futuro da geração renovável. Estima-se que, com um bom sistema de geração, apenas a energia das ondas próximas ao litoral já seria suficiente para abastecer a demanda mundial por eletricidade.
A grande vantagem desse tipo de energia é o seu comportamento constante, o que cria um grande diferencial em relação às fontes renováveis alternativas mais utilizadas atualmente, a eólica e solar.
As turbinas do novo modelo giram em sentidos opostos, o que promete um melhor aproveitamento da energia cinética do sistema, o qual fica preso à uma boia na qual se encontra o rotor. Basicamente ele funciona através da captação e transformação do movimento vertical, de subida e de descida, das ondas.
Por enquanto o protótipo foi somente testado em laboratório e a próxima fase é realizar a instalação de um modelo em tamanho real em um tanque que simule as condições oceânicas.
Diante da crise hídrica que o Brasil enfrenta, essa tecnologia se revela uma oportunidade maravilhosa diante do longo litoral ainda inexplorado para a geração de energia.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe com os amigos!