Maior planta de energia solar privada do Brasil é construída em São Paulo

Usar a energia solar para produção de energia faz parte do projeto de transformar a nova sede do Mercado Livre em um escritório-cidade. O objetivo é trazer mais comodidade para os mais de dois mil funcionários da empresa. Inspirado em grandes projetos arquitetônicos do Vale do Silício, a Melicidade, como foi apelidada, recebeu R$105 milhões de investimento.

Após 12 meses de obras, o galpão de 33 mil metros quadrado foi transformado em um ambiente moderno, descontraído e sustentável. O projeto de instalação da planta solar foi executado na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo. Foram instaladas 2.000 placas solares em uma área de 4.700 metros de telhado.

Com potência total instalada de 0,5 MWp, a expectativa é que a geração de energia fique em torno de 700 MWh ao ano, energia suficiente para abastecer 360 residências por mês, e que será suficiente para suprir metade da energia consumida pela empresa atualmente.

Toda a energia gerada será direcionada para a nova sede da empresa de tecnologia do Mercado Livre. Com essa geração, a empresa evitará a emissão de quase 100 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o que corresponde a 560 árvores plantadas no período.

Além do uso da energia solar, campanhas de reciclagem e um dia sem carro são incentivadas na empresa.

A usina solar operará através do sistema de compensação de créditos, de acordo com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica. Isto é, a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos será consumida instantaneamente pelo Mercado Livre e, caso haja excedente, a energia será armazenada na rede elétrica, gerando créditos na conta de energia da empresa. Este sistema garantirá uma economia de 50% para a empresa. Dependendo do projeto, é possível gerar até 95% de economia, para empresas e também residências.

A Melicidade, como tem sido chamada a nova sede, também conta com áreas para estudo, com estantes lotadas de livros e espaços reservados para aula de idiomas, uma charmosa cafeteria, auditório para 200 pessoas, salas de reunião para encontros com startups, restaurante e ainda reserva espaços para o lazer dos funcionários e visitantes, como academia, salão de beleza, sala de jogos e massagem. Todos esses atributos aumentam o tempo e o bem estar dos funcionários na empresa, facilitando o seu dia-a-dia.

Fonte: Ambiente Energialogo_pet2