Led é alternativa para reduzir conta de luz em até 90%
A crise energética e o aumento das tarifas de luz terão um grande impacto no bolso dos brasileiros, que deverão pagar contas até 40% mais caras neste ano. Para os consumidores, a alternativa é adotar tecnologias de iluminação mais econômicas e eficientes, como a de LED.
As lâmpadas de LED vieram exatamente para atender esses requisitos, por serem mais econômicas, consumir menos energia que as incandescentes e produzir mais luz. Comprovadamente geram uma economia de até 90% na conta de luz e duram de 30 mil a 50 mil horas, contra mil horas das tradicionais.
As outras vantagens das lâmpadas LED são o menor impacto ao meio ambiente, por possuírem metais pesados, e serem fabricadas com uma estrutura 95% reciclável, o que torna o descarte muito mais fácil em relação às tradicionais. Além de diminuir a necessidade do uso do ar condicionado, uma vez que a luz acesa não aquece o ambiente, gerando ainda mais economia de energia e redução da conta de luz.
Os benefícios desta tecnologia devem levar, em curto e médio prazos, a sociedade a modificar hábitos arraigados. Hoje, estima-se que 65% das residências ainda usam as lâmpadas incandescentes, que tiveram sua fabricação proibida no País pelo Ministério de Minas e Energia. Em julho deste ano elas não estarão mais disponíveis no mercado.
Segundo José João Geraldo, presidente da FLC, “com as vantagens do uso da tecnologia, a expectativa é que haja crescimento do segmento de LED no mercado de iluminação, que atualmente tem ampliado sua fatia em 20% ao ano. Com a crise energética, as empresas esperam aumentar suas vendas em 40%, incluindo o consumo residencial, corporativo e do setor público”, explica. O executivo destacou, ainda, que a FLC foi a primeira empresa a apostar na tecnologia no País, com a inauguração da primeira fábrica de lâmpadas de LED, em junho de 2014.
Fonte: Ambiente Energia