Lanterna solar inflável ilumina em tempos difíceis

SolarPuff, lanterna solar em forma de origamiA escuridão total é um dos principais efeitos dos desastres naturais. Nessas horas, algo tão básico, como ter luz, vira questão de vida e morte. Mas nem sempre é fácil garantir acesso rápido à uma fonte luminosa após uma catástrofe.

Alice Min Soo Chun, designer e professora da New School for Design Parsons, quis projetar algo que poderia ser utilizado nos esforços de socorro após o terremoto de 2010 que atingiu o Haiti.

Seus esforços deram origem ao SolarPuff, uma lanterna solar em forma de origami que leva luz de forma segura e acessível a quem mais precisa.

O design do aparelho se baseia nos princípios de dobradura do origami: com um puxão, ele passa da forma de um simples envelope para uma caixinha que difunde a luz no ambiente.

Toda a energia vem de finas placas solares acopladas à estrutura que alimentam uma bateria de íon de lítio. Quatro horas de recarga garantem de 8 a 10 horas de luz durante a noite.

Portátil e leve, o aparelho torna-se um aliado em situações de emergência, como uma catástrofe natural. Por ser dobrável, o SolarPuff pode ser acomodado em grande quantidades dentro de uma caixa, que levaria apenas algumas lanternas.

Segundo sua criadora, a invenção também pode ajudar a mudar as condições de vida de cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo que ainda vivem sem acesso à energia elétrica, tendo que recorrer a pedaços de madeira ou lampiões de querosene, cuja fumaça é extremamente prejudicial à saúde.

Para angariar fundos para a produção em escala comercial e distribuição em regiões carentes de energia, o projeto busca apoio no site de financiamento coletivo KickStarter.

 

Fonte: ExameLogo Pet 2