Instalação de fusão nuclear internacional anuncia que eles estão em um “ponto intermediário”
Um dos primeiros grandes projetos de reator nuclear do mundo disse que está a meio caminho da criação de “primeiro plasma”, um passo integral para facilitar as reações de fusão nuclear.
A primeira planta de fusão nuclear do mundo está no caminho certo, atingindo o ponto de meio caminho para “primeiro plasma”. Algumas semanas atrás, o diretor-geral do International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER) confirmou que o projeto chegou ao meio do caminho.
A instalação, equipada com uma equipe internacional de engenheiros nucleares, foi construída com a esperança de gerar plasma até 2025. Se realizada, esse plasma poderia levar ao início de reatores de fusão nuclear.
“Com o ITER e a energia de fusão, temos a chance de deixar um legado poderoso e positivo para as gerações futuras, em vez da perspectiva de energia atual”, disse Bernard Bigot, diretor-geral da ITER, em entrevista à Live Science.
Então, como exatamente um reator de fusão nuclear mede o que está a meio caminho ao medir algo nunca realizado? Veja como os funcionários do ITER determinaram ‘meio caminho’:
“O design, que representa cerca de um quarto do escopo, está agora perto de 95 por cento concluído, a fabricação e construção, que representa quase metade das atividades totais, está próximo de 53 por cento. Faça um pouco de matemática e o resultado é claro : em termos de atividades que precisam ser concluídas, o ITER está agora a meio do seu primeiro evento operacional “.