Inovação e excelência são as metas da Itaipu Binacional

20130409am4757Líder mundial de produção de energia limpa e renovável, a usina quer ser referência em todas as áreas em que atua.

Cinco pilares sustentam Itaipu Binacional: energia, meio ambiente, responsabilidade social, turismo e tecnologia. A inovação está presente em todos eles.

A Itaipu foi criada para produzir energia para o Brasil e o Paraguai e, ano após ano, vem cumprindo esse compromisso cumprido. Líder mundial de produção de energia limpa e renovável, a empresa é dona de uma marca histórica: já gerou mais de 2,30 bilhões de megawatts/hora. É o suficiente para atender o consumo de todo o planeta por mais de 38 dias; do Brasil, por quase cinco anos; ou de São Paulo, a cidade mais populosa do país, por 78 anos.

Mas Itaipu quer ser mais do que a maior geradora energia limpa e renovável. Quer ser referência em todas as áreas em que atua, buscando sempre a inovação, para ser modelo para o Brasil e o mundo.

Meio Ambiente
Um de seus principais programas é o Cultivando Água Boa, premiado pela ONU como uma das melhores práticas de gestão das águas e desenvolvimento sustentável. O programa já recuperou as nascentes de 217 microbacias localizadas nos 29 municípios que margeiam o lago de Itaipu. São mais de dois mil parceiros envolvidos na luta pela preservação dos nossos rios.

Faz parte do programa o Refúgio Biológico Bela Vista, que abriga 360 animais, muitos ameaçados de extinção. Um dos principais programas é o de reprodução em cativeiro – um exemplo de sucesso é o da harpia.

Responsabilidade social
Itaipu também sabe da importância do seu papel social na comunidade. A empresa apoia iniciativas que mantêm meninos e meninas em escolinhas esportivas no horário em que não estão na escola: é o caso do atletismo, da canoagem e da vela. Atletas têm conquistado prêmios nacionais e internacionais.

Também incentiva o empoderamento da mulher. Por cinco vezes ganhou o selo pró-equidade de gênero do governo federal. E, desde 2013, promove o Prêmio WEPs Brasil (www.premiowepsbrasil.org) para reconhecer as empresas que também respeitam a igualdade entre homens e mulheres.

Turismo
Itaipu passou a ter um olhar diferente para o turismo. Como coordenadora da gestão integrada, ajudou a atrair mais investimentos e visitantes para a região trinacional – Brasil, Paraguai e Argentina. Também profissionalizou os passeios dentro da usina.20150218rf9296.jpg

 

Tecnologia
A tecnologia é outro pilar de Itaipu. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) reúne milhares de alunos e pesquisadores em projetos de empreendedorismo e de inovação. Um deles é o carro movido a biometano. O gás tem origem nas propriedades rurais, da decomposição dos dejetos de galinhas.20151121am8538.jpg

A empresa apoia outra iniciativa para tornar as nossas cidades menos poluentes: é o veículo elétrico. Há uma família inteira de veículos movidos a energia limpa: carros de passeio, utilitários, ônibus e até avião.

Acima de tudo, Itaipu sabe gerar energia. Mas não dispensa o cuidado com o meio ambiente, o papel social na comunidade, o apoio ao turismo e a atenção às novas tecnologias.

Fonte: G1.logo-pet-2