Garoto de 19 anos cria carro movido por energia solar

O jovem estudante chinês conseguiu montar o projeto completamente sozinho e gastou pouco mais de 2.000 dólares.

Um garoto de apenas 19 anos conseguiu criar, sozinho, um veículo movido por energia solar. O estudante chinês revelou ao China Daily que gastou apenas 2.378 dólares (4.361 reais) para construir o carro, que consegue percorrer até 70 quilômetros com as baterias completamente cheias – o que é bastante para um projeto completamente independente.

O carro solar de Zhu Zhenlin (o jovem responsável pelo projeto) possui 3,2 metros de comprimento, 1,4 metros de largura e 1,4 metros de altura. Todo o sistema é abastecido por 22 pequenos painéis de captação solar que estão dispostos sobre o capô, teto e porta-malas do veículo.

energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações).

Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.

15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que o seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.

O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento e uso.

Vantagens da energia solar

    • A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
    • As centrais necessitam de manutenção mínima.
    • Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
    • A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
    • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
    • Desvantagens da energia solar

        • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
        • Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
        • As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
        • Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%.
Fontes: tecmundo
                 portal energia

1008jia2001

%d blogueiros gostam disto: