França compromete 700 milhões de euros para projetos solares em todo o mundo
A Índia promete US $ 1,4 bilhão e França 700 milhões de euros à energia solar na conferência ISA.
A França disse que vai alocar 700 milhões de euros em gastos adicionais ao seu compromisso com a energia solar até 2022, o que assumirá seu compromisso total de 1 bilhão de euros.
O primeiro-ministro da Índia Modi e o presidente francês, Emmanuel Macron, são co-presidente da conferência de fundos da ISA em Nova Deli, na Índia.
A Índia também anunciou a alocação de US $ 1,4 bilhão como parte dos 27 projetos solares da Índia em 15 países em desenvolvimento na conferência da Aliança Solar Internacional – International Solar Alliance (ISA).
A conferência contou com a participação de mais de 20 chefes e de vice-chefes de governo. A ISA é uma organização intergovernamental que visa mobilizar US $ 1 trilhão em fundos para futura geração, armazenamento e tecnologia solar por todo o mundo.
A aliança tem 60 signatários, com 30 desses países que ratificaram o acordo. “Queremos uma revolução solar não apenas na Índia, mas no mundo … A Índia iniciará a missão da tecnologia solar para preencher a lacuna na tecnologia solar”, disse Modi. Dos 27 projetos para os quais a Modi ofereceu assistência financeira, 23 deles são países africanos. A Índia tem tentado combater a influência chinesa nesses países, de acordo com especialistas. Dois dos quatro projetos restantes estão em Bangladesh, no valor de US $ 180 milhões e Sri Lanka, US $ 100 milhões.
Isto é, além dos 13 projetos de desenvolvimento solar, acabados ou implementados sob a linha de crédito indiana no valor de US $ 143 milhões em países africanos.
Comprometimento triplo da França
O presidente francês também disse que a França vai mais que triplicar seu compromisso com a aliança ISA. O contributo total da França para a aliança fica em US $ 1 bilhão.
Atualmente, Macron está viajando com uma delegação de empresas francesas. Estes incluem EDF, Dassault Aviation, Schneider Electric e Suez. O presidente francês inaugurará uma fábrica solar construída pela Engie em Uttar Pradesh durante a turnê de quatro dias da Índia.
Falando na conferência, Macron deu uma patada no presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por se afastar do acordo climático de Paris. Macau refere-se a países, sem dar nomes, que abandonaram o acordo climático de Paris e disseram que “as nações ISA se uniram para entregar resultados completos”.
“Eles (países membros da ISA) começaram a agir e entregar resultados completos. Eles não esperaram, eles não pararam porque poucos países decidiram deixar o chão eo acordo de Paris”, disse Macron. “Porque eles decidiram que era bom para eles, seus filhos e netos e eles decidiram agir e continuar atuando”, acrescentei.
A ISA visa arrecadar US $ 1 trilhão
Macron disse que os países da ISA representam os três quartos da população mundial. “O objetivo conjunto é ter 1 TW ( Tera-watt ) de energia solar até 2020 para o qual precisamos de US $ 1.000 bilhões”, disse ele.
Os US $ 1,4 bilhão que a India promete serão parte dos US $ 2 bilhões sob a linha de crédito indiana, que também serão alocados como parte dos US $ 10 bilhões para projetos de desenvolvimento no exterior prometidos por Nova Deli anteriormente. Um dos principais objetivos da ISA é levantar cerca de US $ 1 trilhão de investimentos para ser usado até 2030 para promover a energia solar e reduzir o uso de combustíveis fósseis.
Que iniciativa !!! Gostou da matéria ? Comenta aí jovem !
Fonte: Interesting Engineering