Folhas artificiais produzem electricidade

Bem, a geração de electricidade parece ser o tema da moda hoje. Depois das “Baterias ultra-rápidas”, agora vamos dar-vos a conhecer um (novo) conceito de folha artificial que produz electricidade, através de…”Fotossíntese”.

daniel-nocera

O senhor na fotografia é um cientista do MIT chamado Daniel Nocera, e na recente reunião anual da Sociedade Americana de Química este senhor apresentou o resultado do trabalho da sua equipe. Equipe essa que pegou no conceito pré-existente de folha artificial (criado por John Turner do National Renewable Energy Laboratory mas que era demasiado instável e caro), e melhorou-o substancialmente tanto a nível de rendimento como de custos.

Começando pelo princípio: Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas transformam dióxido de carbono em compostos orgânicos (açúcares, i.e. nutrientes para as células), utilizando a energia solar. A folha artificial criada pela equipa do Dr. Nocera combina dois processos: o de captação da energia solar e utilização desta para decompor moléculas de água em Oxigénio e Hidrogénio; e o armazenamento destes dois gases numa célula combustível para produção de energia eléctrica.

A diferença deste novo modelo de folha, são os catalizadores de níquel e cobaltodesenvolvidos pela equipa de investigação, que sendo muito mais baratos que os do conceito original, tornam a solução muito mais viável em termos económicos. Os resultados são muito promissores já que esta folha consegue trabalhar com umaeficiência de cerca de 75%, i.e. 75% da energia solar captada é transformada em energia eléctrica. Só para terem uma ideia do ganho, os painéis solares actuais têm uma eficiência de apenas 10%.

Em teoria, apenas uma destes folhas conseguirá produzir energia suficiente para as necessidades eléctricas de uma casa, a partir de pouco menos de 4 litros de água. Nota-se no entanto, que quando se diz “necessidades eléctricas de uma casa”, considera-se que esta casa esteja num pais em vias de desenvolvimento pelo que se assume que essas necessidades sejam maiores em países desenvolvidos.

 

Fonte: Fotossíntese Artificial

logopet (1)

Saiba mais sobre a pesquisa de Daniel Nocera: http://nocera.harvard.edu/Home

1008jia2001