Energia renovável será a segunda fonte de energia em 2016

thumb-170658-energia-solar-resizedAs energias renováveis vão superar o gás natural, tornando-se a segunda fonte de energia elétrica do mundo em 2016, atrás do carvão, estimou a Agência Internacional de Energia (AIE) em um relatório no qual o Brasil aparece como um dos países onde a concorrência impulsionou a energia verde.

“A produção de eletricidade (de origem) hidráulica, do vento, solar e outras fontes renováveis superará a de gás e será o dobro da nuclear no mundo em 2016”, destacou a AIE no relatório, divulgado esta quarta-feira, sobre as perspectivas das renováveis a médio prazo.

O crescimento das energias renováveis “é um ponto brilhante na sombria evolução do progresso mundial rumo a uma matriz energética mais limpa e diversificada”, disse a diretora-executiva da AIE, Maria van der Hoeven.

O crescimento das renováveis – não fósseis como a hidrelétrica, eólica, solar, geotérmica e biomassa – tem sido reforçado pelo aumento da concorrência frente às fontes convencionais, acrescentou a AIE.

O setor está crescendo com velocidade, principalmente na China e em outros países em desenvolvimento e emergentes.

Segundo a AIE, o uso das fontes renováveis não hídricas, sobretudo a eólica e a solar, deve aumentar, passando a 4% de toda a matriz de geração de energia em 2011 e para 8% em 2018.

“À medida que seus custos continuarem caindo, as fontes de energia renováveis estarão cada vez mais bem posicionadas por seus próprios méritos frente à nova geração de combustíveis fósseis”, disse Van der Hoeven.

FONTE: INFO Abril logopet

1008jia2001

%d blogueiros gostam disto: