Dessalinizador transforma água salgada em potável sem usar energia

imagesDe cada dez cidades de Pernambuco, sete estão enfrentando situação de emergência por causa da seca. A pouca água que chega aos poços normalmente é muito salgada, mas os pesquisadores desenvolveram um equipamento que pode transformar a água cheia de sal em água potável. E o melhor, sem precisar de energia elétrica.

Há cinco meses a agricultora Irene Maria da Conceição passou a receber água encanada em casa. “Fiquei muito feliz porque a gente ia ter água tratada que fica mais fácil da gente ter água em casa não precisa ir buscar longe”, conta.

Mas a água que sai da torneira tem pouca utilidade. Isso acontece porque o solo do semiárido pernambucano tem muitos sais. Ao perfurar poços ela chega salgada às torneiras.

A saída é usar um dessalinizador, o equipamento que retira o excesso de sais da água. Mas, ele é movido à energia elétrica e, ultimamente, a conta de luz está mais cara. A solução para esse problema está em um outro dessalinizador que usa a energia que vem do sol, algo que o Nordeste tem em abundância.

O equipamento foi desenvolvido por engenheiros de Pernambuco e foi instalado em Riacho das Almas, agreste do estado. A água dos poços fica armazenada em um tanque de cinco mil litros. A placa capta a luz do sol e transforma em energia. A força faz a água passar por tubos que funcionam como filtros. O sal fica retido e a água purificada vai para outro tanque já pronta para o consumo. Cada agricultor tem direito a 20 litros por dia.

Os moradores que antes dependiam do caminhão-pipa, agora têm água boa perto de casa. Irene está feliz porque não precisa mais pagar por um copo d’água. “É muito boa para cozinhar, para beber. Para tudo essa água é boa”, conta a agricultora.

O projeto foi pioneiro em Riacho das Almas. Agora o governo vai implantar o aparelho em outras comunidades rurais de Pernambuco.

Fonte: G1 Logo Pet 2