Comunidades rurais têm estações híbridas conectadas à rede no RS

Projeto instalado há quase um ano analisa produção de energia do conjunto de geradores das comunidades. 

1026Com uma estrutura de geração híbrida – de painéis fotovoltaicos e aerogeradores – instalada há quase um ano em algumas localidades do Rio Grande do Sul (RS), o projeto de energias renováveis para comunidades rurais foi conectado à rede da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O objetivo dos pesquisadores, inicialmente, é analisar como o sistema se comporta e medir o seu impacto. Será avaliada, por exemplo, a capacidade de produção de energia do conjunto de geradores para as comunidades analisadas.

“Essa iniciativa vai ao encontro da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciada em dezembro de 2012, que determinou as condições para se operar a microgeração de energia elétrica, conectada aos sistemas de distribuição do País”, comenta a diretora da Enersud, Sílvia Azevedo.

“Quem decide gerar a própria energia, com placas solares ou aerogeradores, pode injetar na rede da distribuidora o excedente não consumido. Em contrapartida, a distribuidora oferece desconto na conta de luz proporcional ao injetado na rede pela unidade consumidora”, explica.
Denominado “Viabilidade Técnica e Econômica do Uso de Energias Alternativas em Propriedades Rurais Familiares Do Rio Grande Do Sul”, o projeto gaúcho visa a geração de renda e a sustentabilidade para agricultores. As unidades geradoras estão instaladas em Pelotas, Candiota, Seberi, Santa Cruz do Sul e no Quilombo Monjolo, em São Lourenço do Sul. Esta é a primeira comunidade quilombola do Brasil com geração de energias renováveis. Cada local foi escolhido devido à suas particularidades.

O projeto surgiu através de uma solicitação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), baseada em demanda do Movimento dos Pequenos Agricultores para a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. O trabalho é conjunto com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A Enersud, empresa especializada em soluções alternativas de energia, é a fornecedora dos sistemas, além de ser a fabricante dos equipamentos para geração eólica.

 

Fonte: Jornal da Energia

1008jia2001