O arquiteto holandês Janjaap Ruijssenaars (Universe Architecture) desenvolveu uma nova técnica para gerar energia gratuita e de uma forma sustentável em residências.
O mecanismo de Ruijssenaars, por meio do qual a energia é liberada pelo perpétuo desequilíbrio de um peso, oferece uma alternativa à tecnologia solar e eólica. A técnica agora espera pela patente.
“Intuitivamente, pensei que a gravidade deve ter algo a oferecer, dado que tudo é atraído para a Terra. Mas ao desequilibrar um peso na parte alta que está pouco estável, usando pouca força, acabaria gerando uma grande força na parte baixa em um único ponto. A ideia era que isso deveria produzir algo”, explicou Ruijssenaars.
Cientistas estão chamando a técnica de um avanço, pois graças ao uso inteligente da gravidade, a energia criada a partir do chamado método Piezo, que converte pressão mecânica em energia elétrica, aumenta de 20 a 80 por cento.
“Ruijssenaars literalmente transformou o método em sua cabeça, e por isso nós, os cientistas, começamos a olhar para esse método sob uma nova luz. Tudo que está atualmente sendo oferecido como energia mecânica vai acabar sendo útil, graças a essa invenção”, afirma Theo de Vries, arquiteto de sistema e Conferencista Sênior do grupo Robotics and Mechatronics, associado com a Universidade de Twente.
Ruijssenaars está procurando implementar sua invenção, que desenvolveu junto com os cientistas Theo de Vries e Jan Holterman, que escreveu um trabalho de referência sobre Piezo.
De Vries e Holterman, que trabalham para VIRO, uma empresa de engenharia internacional que resolve problemas técnicos para empresas no setor industrial, vão trabalhar com Ruijssenaars para encontrar aplicações práticas para a técnica.
Potenciais usos poderiam incluir a fabricação de um carregador para celulares sustentável ou um gerador de luz para residências; as possibilidades são infinitas, segundo os cientistas.