Brasil desperdiçou 46,4 mil GWh em 2013

liviaO desperdício de energia no ano de 2013 no Brasil foi de 46,4 mil GWh, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Para se ter ideia, o montante é superior ao consumo do Estado do Rio de Janeiro.

O diretor da associação, José Marcelo Sigoli, explica que já houve avanços na conscientização e esse cenário vem mudando, mas um dos problemas é que no Brasil a falta de atenção para economia de energia ainda é acentuada e, em momentos de crise, o que se observa são apenas medidas pontuais nem sempre eficazes.

“Em 2001, quando aconteceu o racionamento, foi possível perceber a mudança de comportamento de toda a sociedade, mas houve uma descontinuidade nas ações e nos projetos de cunho educacional, apesar dos esforços das concessionárias, via programas de eficiência energética e do Procel Educação. Como em qualquer processo educacional o segredo está na continuidade, se não cai no esquecimento da maioria”, explica.

De acordo com Sigoli, é possível reduzir em 20% o consumo em qualquer residência ou comércio adotando medidas simples como a troca de lâmpadas incandescentes por tecnologias mais eficientes e isso sem a necessidade de racionamento ou privação dos benefícios da eletricidade. “Eficiência energética é basicamente a mudança de hábitos, associada à adoção de processos, sistemas ou equipamentos que consumam menos energia”, finaliza Sigoli.

Fonte: Jornal da Energia                                                                           logopet

1008jia2001

%d blogueiros gostam disto: