Avanço na fotossíntese artificial permite que os cientistas armazenem a energia solar como combustível
Recentemente foi postada uma matéria no Engenharia E sobre avanços nas tecnologias de aproveitamento solar. Em destaque a criação de uma folha de fotocatalisante molecularmente projetada para produção de formatação solar escalável a partir de dióxido de carbono e água.
Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar em energia química para realização da síntese de compostos orgânicos e posteriormente a produção de energia. E com isso, os cientistas têm trabalhado para emular artificialmente esse processo de fotossíntese.
Como funciona ?
O novo dispositivo usa CO2, água e luz solar como ingredientes e, em seguida, produz oxigênio e ácido fórmico que podem ser armazenados como combustível. O ácido pode ser usado diretamente ou convertido em hidrogênio – outro combustível de energia potencialmente limpa.
A chave para a inovação é a folha de fotos – ou folha de fotocatalisador – que usa pós semicondutores especiais que permitem que as interações de elétrons e a oxidação ocorram quando a luz solar atinge a folha na água, com a ajuda de um catalisador à base de cobalto.
Fonte: Engenharia E