Como funciona: Sanbot
Recentemente a comunidade acadêmica da faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF recebeu seu mais novo membro, o robô Sanbot Nano. Intermediada pelo professor André Marcato, a doação foi feita por um ex-aluno da UFJF, André Fazolato.
Ficou curioso sobre o funcionamento desse robozinho e suas potencialidades? O Como Funciona desse mês te explica.
Sanbot é um robô de serviço inteligente habilitado para nuvem desenvolvido pela empresa de robótica e inteligência artificial chinesa Qihan Technology Co. Ltd. O robô adota componentes e sistemas de gigantes internacionais de alta tecnologia para seu hardware e software inteligente. Seu design de matriz abrange percepção 360° devido a utilização de mais de 60 sensores, dessa forma o Sanbot oferece uma visão melhor do que a percepção humana. O robô tem capacidade para interação por voz, reconhecimento facial, localização de voz, bate-papo por vídeo, prevenção de obstáculos e carregamento automático, dando aos usuários a sensação de um áudio-visual mágico.
Ele faz uso do MPS (Multi-service Platform System), que permite especialmente que as empresas gerenciem centralmente centenas de robôs Sanbot de qualquer lugar através do sistema centralizado habilitado para nuvem. Por possuir uma plataforma aberta, também permite aos desenvolvedores programar o robô, a fim de oferecer soluções direcionais para usuários domésticos e comerciais nas áreas de varejo, hotelaria, educação, saúde e segurança.
Na UFJF, o robô será utilizado em pesquisas, colaborando com projetos de mestrados e doutorados do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica. Por ser programável, o robô pode auxiliar em diversas atividades ligadas ao ensino e aprendizado de diversas competências, como por exemplo, pensamento computacional e alfabetização.
Curte o conteúdo do Energia Inteligente? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários.