Edward Jenner o inventor da vacina da varíola
Ao falarmos sobre vacina no Brasil, pensamos logo em Oswaldo Cruz, não é mesmo? Logo lembramos da Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro em 1904. Você sabe como surgiu a vacina? Já ouviu falar em Edward Jenner? Foi ele que descobriu o princípio de imunização e a vacina contra a varíola.
Edward Jenner foi um naturalista e médico britânico, nascido em Berkeley,Inglaterra. Filho de um vigário anglicano, com apenas treze anos de idade já ajudava em pequenas cirurgias em Bristol. Iniciou seus estudos em Wotton-under-Edge, Cirencester e Londres e em 1772 voltou para Berkeley, onde se dedicou à medicina e se propôs a estudar sobre o princípio da imunização contra a varíola
Em 1789, Edward Jenner observou que as vacas tinham nas tetas feridas iguais às provocadas pela varíola no corpo dos humanos, os animais tinham uma versão mais leve da doença. Então, em 1796, resolveu pôr à prova a sabedoria popular que dizia que quem lidava com gado não contraía varíola. Jenner, então, conduziu a sua primeira experiência.
O médico extraiu o pus da ferida de uma vaca com varíola bovina e o inoculou, em um arranhão que fez em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 4 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e, em seguida, ficou curado.
Em julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma ferida humana, de uma pessoa com varíola. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola. Estava descoberta a primeira vacina com vírus atenuado que, em dois séculos, erradicaria a doença. Phipps foi o décimo-sétimo caso descrito no primeiro artigo de Jenner sobre vacinação, “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”.
Quando relatou a sua experiência à Royal Society – a Academia de Ciências do Reino Unido -, no ano seguinte, suas provas foram consideradas insuficientes. O médico realizou novas inoculações em outras crianças, inclusive no próprio filho. Em 1798, o seu trabalho foi reconhecido e publicado. Em um primeiro momento, sua pesquisa foi ridicularizada, sendo denunciado como repulsivo o processo de infectar pessoas com material colhido de animais doentes. No entanto, os benefícios da imunização logo se tornaram evidentes.
O reconhecimento em seu país só foi alcançado após médicos de outros países adotarem a vacinação e obterem resultados positivos. A partir de então, Edward Jenner ficou famoso mundialmente por ter inventado a vacina. Em 1799, foi criado o primeiro instituto de vacinação em Londres e em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação.
Ele morreu em 26 de janeiro de 1823, mas seu legado para a humanidade estará para sempre ligado à descoberta da vacina da varíola e a erradicação de uma das doenças que mais matou de sua época.
Por Luísa Barbosa
Gostou dessa história? Deixe nos comentários o que achou. Ah! E não se esqueça de se vacinar!