Biografia: Heinrich Hertz

Biografia: Heinrich Hertz

Ficha

Conhecido por: Ondas hertzianas, radiação eletromagnética, efeito fotoelétrico rtz
Nascimento: 22 de fevereiro de 1857
                      Hamburgo
                      Confederação Germânica
Morte: 01 de janeiro de 1894 (36 anos)
          Bonn

Residência: Alemanha

Nacionalidade: Alemão
Alma mater: Universidade de Munique, Universidade Humboldt de Berlim
Prêmios: Medalha Matteucci (1888), Prix La Caze (1889), Medalha Rumford (1890)
Orientador(es): Hermann von Helmholtz
Orientado(s): Vilhelm Bjerknes, Josef Geitler von Armingen
Instituições: Universidade de Kiel, Universidade de Karlsruhe, Universidade de Bonn
Campo(s): Física
Tese: 1880 Über die Induction in rotirenden Kugeln

Prêmios

Os prêmios de Heinrich Hertz foram:

  • MedalhaMatteucci (1888): qual foi estabelecida para premiar físicos por contribuições fundamentais à área.Por decreto real italiano de 10 de julho de
    1870,a Sociedade Italiana de Ciências foi autorizada a receber um donativo de Carlo Matteucci, estabelecendo o prêmio.
  • Prix La Caze (1889): foi um prêmio concedido de 1870 a 2007 pela Académie des Sciences a
    um cientista francês por grandes contribuições na física, química ou fisiologia. Foi criado por
    uma doação de 15.000 francos para a Académie des Sciences pelo doutor em medicina Louis
    La Caze, morto em 1869
  • Medalha Rumford (1890): em 1796, Benjamin Thompson, o conde de Rumford, fez duas doações de USD 5.000 cada, uma para a Royal Society de Londres e outra para a Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos, para tornar possível que eles sempre premiassem pessoas a cada dois anos, por pesquisas relevantes sobre calore/ou luz.

Vida pessoal

Hertz nasceu em Hamburgo a 22 de fevereiro de 1857. Interessou-se desde muito cedo pela construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu, mesmo enquanto trabalhou na área da física.

Levado por essa sua apetência, frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos. No entanto, a sua vontade de levar a cabo investigação científica fê-lo optar pela física, tendo ingressado na Universidade Humboldt de Berlim em 1878.

Obteve, em 1880, num trabalho proposto por Hermann von Helmholtz, seu professor, intitulado Sobre a Energia Cinética da Electricidade, um resultado excepcional, dada a pesquisa original que efetuara. Torna-se, nesse mesmo ano, assistente de von Helmholtz, ocupação durante a qual estuda a elasticidade dos gases e a propagação de descargas elétricas através deles.

Três anos mais tarde, torna-se professor na Universidade de Kiel, onde inicia investigações sobre a eletrodinâmica de Maxwell, a qual se opunha à eletrodinâmica mecanicista e a anteriores teorias sobre a natureza da acção a distância.

Muda-se novamente em 1885, desta vez para Karlsruhe, onde lecionou na Escola Politécnica. Casa-se, um ano mais tarde, com Elisabeth Doll, filha de um seu colega professor.

A partir de 1883, ano da sua mudança para Kiel, descobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas bem como formas de controlar a frequência das ondas produzidas. Todas essas experiências permitiram-lhe demonstrar a existência de radiação eletromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell.

A respeito das propriedades das ondas eletromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz passa a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direcção de propagação. Demonstrou também a refracção, a reflexão e a polarização das ondas.

Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido.

Cinco anos mais tarde, no início de 1893, Hertz adoece e é operado de um tumor na orelha. No entanto, no final desse ano, adoece de novo e, no dia 1 de Janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, morre de bacteremia.

Está sepultado no Cemitério de Ohlsdorf, Hamburgo, Alemanha

Infância

Na infância, em um colégio da cidade natal, seu maior interesse se voltava para as oficinas da escola. Ali trabalhava no torno, construindo e montando os mais diferentes mecanismos, principalmente instrumentos ópticos. Esse gosto pela construção se manteve durante toda sua vida, mesmo quando se dedicou à intensa pesquisa física, sempre construindo os instrumentos e aparelhos de que necessitava para seu trabalho.

Contribuições para a ciência

  • Hertz demonstrou a existência da radiação eletromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio;
  • Obteve, em 1880, num trabalho proposto por Hermann von Helmholtz, seu professor, intitulado Sobre a Energia Cinética da Electricidade, um resultado excepcional, dada a pesquisa original que efetuara;
  • Descobriu durante uma aula o fenômeno da centelha secundária (1886), duas bobinas ligadas a um faiscador, quando uma bobina liberava uma faísca, a outra também liberava uma faísca, mas de menor intensidade, ruído e luminosidade, o jovem cientista compreendeu que aquelas faíscas elétricas eram conseqüência de fenômenos eletrodinâmicos que se processavam nas proximidades de circuitos oscilantes com capacitância e auto-indução mínimas. Ao repetir esse experimento inúmeras vezes, concluiu a existência de ondas eletromagnéticas e sua propagação;
  • A respeito das propriedades das ondas eletromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz passa a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direcção de propagação.Com o prisma de piche demonstrou a refração das ondas eletromagnéticas, além da reflexão e polarização;
  • Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido;
  • Em 1º de janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, Hertz morria, deixando uma obra que permitiu um progresso nunca antes imaginado no campo das comunicações a grande distância. Poucos meses após sua morte, vieram a público os três volumes de “Os Princípios da Mecânica”, a última obra de Hertz.

Curiosidades

  • Tinha grande influência para a área da Advocacia, mas escolheu a Física.
  • Escrevia poesias.
  • Continuou os trabalhos de Faraday, concluindo-os
  • Em sua juventude, gostava de passar tempo no torno.
  • Ingressou numa faculdade de engenharia e um ano depois serviu o exército durante também um ano.
  • Com apenas 26 anos Heinrich Rudolf Hertz comprovou a existência da radiação eletromagnética.
  • Criou o receptor antena Hertz e emissores de ondas UHF, os mais simples tipos de antenas do ponto de vista teórico.
  • Tendo sofrido uma grave enxaquecta em 1892, ele desenvolveu uma doença infecciosa. A física foi operada várias vezes, uma vez em 36 anos ele teve uma infecção no sangue. Mas, apesar da doença mortal, Hertz continuou até os últimos dias para escrever o trabalho “Princípios da Mecânica, estabelecido na nova conexão”.
  • Heinrinch Hertz, o cientista alemão que descobriu a propagação através das ondas eletromagnéticas e propiciou o advento da radiofonia, morreu na miséria.
  • Idealista, não quis ou não soube enriquecer com sua descoberta.
  • Quando morreu, morava em um casebre e seu sepultamento foi custeado por uma subscrição popular.

Legado e honrarias

Responsável pela criação de aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio, sua principal contribuição para o mundo científico foi a descoberta da existência da radiação eletromagnética, que iniciou os estudos para a descoberta do campo eletromagnético, principal componente dos motores elétricos. Além disso, as brilhantes descobertas de Hertz foram o pontapé inicial em um ramo da ciência que nos beneficia diariamente sempre que informações precisam ser transmitidas pelo ar, seja ao explorarmos astros distantes do nosso universo ou para usarmos internet sem fio no conforto de nossa casa.

Vencedor da Medalha Matteucci, estabelecida para premiar físicos com contribuições fundamentais à área, em 1888 e da Medalha Rumford em 1890. O nome da unidade de medida da frequência das ondas, o hertz, é uma homenagem a ele.

Cronologia

  • 22 de Fevereiro de 1857 Hamburgo (Alemanha) nascimento. São seus pais Gustav Ferdinand Hertz, advogado, e Anna Elisabeth Pfefferkorn-Hertz
  • 1863 — 1872 Aluno aplicado na escola do dr. Richard Lange
  • 1872 Aluno no Johanneum Gymnasium em Hamburgo
  • 1875 Após um ano de preparação especial é admitido para ingresso em uma universidade (Abitur). Antes de ingressar na vida universitária decide adquirir experiência em engenharia, indo residir em Frankfurt, a fim de trabalhar no departamento de obras públicas da cidade
  • 1876 Estuda no Instituto Politécnico de Dresden
  • 1877 Serviço militar em Berlim
  • 1878 Ingressa na Universidade de Munique
  • 1879 Estudante em Berlim, aluno de Gustav Kirchhoff e Hermann von Helmholtz no Instituto de Física
  • 1880 Doutor em Física e em seguida assistente do Instituto de Física
  • 1883 Mestre de conferência na Universidade de Kiel. Efetuou pesquisas sobre o eletromagnetismo
  • 1885 Professor na Technische Hochschule de Karlsruhe
  • 1886 Casamento com Elisabeth Doll
  • 1887 Estudo das diversas teorias de Maxwell, Weber, Helmholtz. Construção de um oscilador.
  • 1888 Trabalho e descoberta das ondas eletromagnéticas no ar (15 de março)
  • 1889 Professor e pesquisador em Bonn
  • 1890 Viagem à Inglaterra
  • 1 de janeiro de 1894 Morte em Bonn.

 

 Não se pode ignorar o sentimento que as fórmulas matemáticas têm uma existência independente e uma inteligência próprias e são mais sábias do que nós, mais sábias que os seus descobridores e aprendemos mais com elas do que inicialmente julgamos.

Heinrich Hertz

 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heinrich_Hertz#Biografia

https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vida-e-Obra-De-Heinrich-Rudolf/55054275.html

http://fis14-hertz.blogspot.com/2012/07/

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! xD

1008jia2001