Terra Planismo
Hoje em dia, é inegável que vivemos num tempo de informação, a internet nos possibilitou aprender, descobrir o que quisermos, quando quisermos, onde nós quisermos, tudo com apenas um clique de um botão. Mas ainda, mesmo com tanta abundância de conhecimento, parece que alguns não querem escutar a lógica, a razão, não querem acreditar nos conhecimentos acumulados pela humanidade durante milênios. Tais indivíduos preferem ficar com suas crenças, tentam justificá-las de qualquer maneira possível sem se importar em aplicar quaisquer métodos científicos para averiguação confiável. Há diversos exemplos que se pode dar quanto a isso, porém o post de hoje será focado em um dos tópicos mais controversos recentemente. Este adveio de uma pergunta bem simples, uma que nossos antepassados encontraram a resposta a milhares de anos, que é: qual o formato do planeta Terra? A resposta já se entranhou em nossa sociedade de tal forma que se tornou senso comum, e qualquer pessoa leiga responderia: “É redonda!”
Se for esta sua resposta para a pergunta, saiba que está certo (mais ou menos), porém neste post não nos focaremos em qual o formato exato de nosso planeta. Nesse sentido, é interessante notar que no decorrer da história da humanidade, pessoas descobriram cada vez mais maneiras de provar que a Terra era de fato redonda. A ideia desse modelo apareceu a milênios atrás com um filósofo grego famoso chamado Pitágoras (Século 6 AC), mas não sabemos ao certo como ele chegou nessa ideia.
Porém, queremos explorar um pouco outro modelo de representação muito conhecido nos dias atuais, por todos os motivos errados: o modelo da Terra Plana. Este é uma concepção arcaica que diz que a Terra possui o formato de um plano ou disco. Dessa forma, seguindo o modelo nós temos no centro do planeta o círculo Ártico, então as massas continentais e os oceanos os cercam para preencher este círculo e a borda desse seria a Antártica.
Agora, chegamos na parte da controvérsia, pois hoje em dia existe uma organização, chamada sociedade do terra planismo moderno, que promove a pseudociência, negando a esfericidade da Terra enquanto afirmam que ela é um plano a despeito de qualquer prova científica. Esta surgiu na metade do século passado, e é interessante notar que os membros mais sérios eram motivados por teorias da conspiração ou religião. Porém, a semente para sua criação foi plantada no século XIX graças a um homem inglês chamado Samuel Rowbotham. Ele dizia que não só a Terra era plana como que tudo que podemos ver no céu está apenas a alguns milhares de quilômetros da Terra como as estrelas, a Lua. No decorrer de sua vida, ele criou a Sociedade Zetética que, além de promover o terra planismo, também defendia alguém só devia acreditar em fatos que poderia comprovar sozinhos.
Dessa forma, nós mostraremos alguns métodos para você comprovar por si que a Terra não é plana.
- Assistir um navio zarpar:
Se você visitar um porto ou qualquer lugar com uma visão ampla da água você pode ver os impactos de sua presença. Quando você vê um navio zarpar em direção ao horizonte, lentamente seu mastro e velas desapareceram ao longe. Obviamente, o navio não sumiu no horizonte, você o verá “afundando” na água lentamente. O navio passou do ponto no qual você conseguiria vê-lo. Esse fenômeno só seria possível se o planeta fosse redondo.
- Assistir um eclipse lunar
Quando a Terra passa entre a lua e o sol, ocorrerá um eclipse lunar, logo a luz solar projetará a sombra da Terra na lua no céu noturno. Se a terra fosse plana, o eclipse lunar pareceria assim:
- Só pesquisar na internet:
É só digitar no google imagens: “fotos de Estações Espaciais Internacionais”
Matéria por Samuel Cravo
Gostou do conteúdo? Só clicar na logo para muito mais!