Hubble, por que o revolucionário telescópio parou de funcionar?

Hubble, por que o revolucionário telescópio parou de funcionar?

No dia 18 de junho de 2021 a NASA, agência espacial norte-americana, anunciou que o telescópio Hubble cessou seu funcionamento após cerca de 31 anos de serviços no espaço. 

HUBBLE

Desenvolvido na década de 80, Hubble era um satélite artificial não tripulado que carregava um grande telescópio para luz visível e infravermelha, Seu lançamento em 1990 foi a primeira missão da NASA pertencente aos Grandes Observatórios Espaciais. Este foi um marco que revolucionou a astronomia e a visão do mundo sobre o universo por meio de suas imagens retratando o sistema solar e as galáxias com uma nitidez incomparável. Dessa forma, podemos dizer que Hubble tornou possível a visualização e o estudo com detalhes das estruturas conhecidas e desconhecidas do nosso universo.

Com o passar dos anos, avarias inevitavelmente acometeram o satélite, logo foram realizadas viagens com o objetivo de repará-lo, fazer sua manutenção. A exemplo, já no ano de 2009, o módulo ao qual o telescópio estava a bordo precisou ser substituído. Além disso, o próprio instrumento já precisou ser consertado algumas vezes ao longo dos anos por astronautas a bordo do ônibus espacial. Isto mudou no ano de 2011 com a aposentadoria da espaçonave, deste momento em diante o serviço de manutenção passou a ser feito por meio de telemetria, de forma remota.

Imagens surpreendentes do Telescópio Espacial Hubble
Imagens do Telescópio Espacial Hubble (Fonte: ESA/HUBBLE)
PROBLEMA

A NASA informou que o computador que controlava todos o Hubble cessou seu funcionamento no dia 13 de junho. A despeito disso leituras da agência indicavam que o telescópio e os instrumentos científicos acoplados ao seu módulo ainda estavam em condições de operar.

No dia 14, começaram testes para tentar reiniciá-lo e encontrar o motivo para a falha. Dessa forma, os profissionais responsáveis pensaram inicialmente que o problema estava em um módulo de memória degradado, já que os do satélite começaram a apresentar erros. Porém, tentativas de se utilizar um módulo de memória de backup não deram certo. Depois de outros testes, passaram a suspeitar que a falha se encontrava na verdade no processador central ou na conexão com a interface do equipamento. Entretanto, descobriram posteriormente que o problema estava de fato na unidade de controle de energia (Power Control Unity no original, ou PCU). Ela ficava localizada no computador de carga útil do telescópio, e garantia o suprimento de energia do hardware. Além disso, o dispositivo possuia um regulador de tensão de 5 volts, o qual possibilitava que o computador de carga útil fosse alimentado constantemente. Porém, o nível de tensão do regulador estava muito baixo, deixando o computador sem energia para operar.

Como funciona o Telescópio Espacial HubbleVidraria de Laboratório
Telescópio Hubble (Fonte: NASA)
SOLUÇÃO

No dia 15 de julho deram início a operação para realizar a troca da peça e depois de um mês fora de operação, o telescópio voltou a funcionar. O seu hardware e sistema de backup serão monitorados constantemente a partir de agora para garantir que tudo estará funcionando corretamente. Os instrumentos acoplados em seu módulo também serão recalibrados antes  das operações científicas serem continuadas. Assim, o telescópio poderá funcionar novamente. 

Entretanto, a NASA informou também que ao final de 2021 o Hubble será aposentado de fato e o novo telescópio espacial chamado James Webb será lançado para substituí-lo. 

CURIOSIDADE

Em 2009, um computador reserva foi instalado no Hubble e planejavam utilizá-lo para contornar o defeito no Hubble. Porém, não foi possível garantir seu funcionamento, já que ele nunca foi usado desde sua instalação, tendo ficado ocioso por doze anos. 

Gostou? Compartilha com os amigos!

Por Kássia Carvalho.

Kássia Carvalho