China revela planos dos próximos 5 anos para suas explorações espaciais
No dia 28/01/2022 a China revelou seus planos para a exploração espacial nos próximos 5 anos. O País demonstrou interesse em explorações na Lua, além de pesquisas relacionadas à Marte e Júpiter. Tudo foi publicado – por eles mesmos – em um artigo técnico, bem detalhado, sobre o Programa Espacial Chinês: Uma Perspectiva de 2021.
O artigo detalha os planos ambiciosos da nação para explorar a Lua, segundo o texto os chineses pretendem fazer um programa de longa duração para enviar uma série de sondas e módulos espaciais para a superfície lunar. Vale relembrar que em 2019, a China foi o primeiro país a aterrisar um rover no lado mais distante da Lua e que em 2020 eles trouxeram de volta à Terra amostras lunares para análise.
Em continuidade com a ideia de se explorar a superfície lunar, o programa chinês pretende estudar os polos lunares com sondas e aeronaves robóticas. Além disso, está no planejamento estudos para um trabalho internacional e montagem de uma estação de pesquisa internacional na Lua. Apesar dos estudos planejados, ainda não ficou claro quando a China pretende enviar humanos para a superfície lunar.
Além dos planos para a Lua, a China National Space Administration também divulgou planos para envio de sondas em asteroídes e naves espaciais para os sistemas de Júpiter e Marte, esperando o retorno de amostras do “Planeta Vermelho”. E não pense que para por aí, a agência também pretende construir uma estação espacial chinesa e fazer as atividades “normais” de sempre, como atualizar seus satélites, melhorar o transporte espacial e seus foguetes.
Nada como algumas atividades cotidianas para se fazer para o espaço, não é mesmo?