Aurora Boreal: O que explica o fenômeno

Aurora Boreal: O que explica o fenômeno
  • Introdução

Em maio, moradores de diferentes países, como Reino Unido e Argentina, foram surpreendidos com o aparecimento da aurora boreal e austral. Fenômenos esses que normalmente ocorrem em regiões polares do planeta. Mas o que é a aurora e porque ela ocorreu nesses países?

  • Aurora boreal

É um fenômeno conhecido por suas belas cores e ondas que iluminam os céus dos pólos da terra. Entretanto, ele pode ser explicado pela interação dos ventos solares com o campo magnético dos pólos. O plasma são as partículas subatômicas que causam as reações, são constituídos em sua maioria por átomos de oxigênio, que liberam a cor verde, e átomos de nitrogênio, que liberam a cor vermelha. 

A aurora recebe dois nomes boreal quando ocorre no hemisfério norte e aurora austral quando ocorre no hemisfério sul. Geralmente se passa nos primeiros meses do ano ou no outono. É possível observá-la a olho nu mas geralmente é necessário uma programação para encontrá-la, existem expedições programadas somente para “caçar” a aurora. 

  • Como ela apareceu em outros países?

Desse modo, se a aurora ocorre nos polos, como foi possível vê-la em lugares como México e Chile no último mês? Isso aconteceu em decorrência de uma tempestade geomagnética, causada por uma atividade solar muito intensa, essa tempestade foi a mais forte em 20 anos, gerando preocupação pois esses eventos são capazes de gerar interferência nas tecnologias e sistemas de comunicação. A Starlink foi uma das empresas que viu seus serviços serem afetados, mas como a tecnologia é bem avançada não houve interrupção do serviço. Nenhum impacto causado chegou a ser significativo, mas melhorias já estão sendo preparadas caso ocorra uma tempestade mais forte, inclusive nas redes de energia elétrica. 

  • Conclusão 

A aurora boreal e as tempestades geomagnéticas são fenômenos fascinantes que revelam a complexidade e a interação dinâmica entre o Sol e a Terra. Por mais que seja um fenômeno lindo, a sua aparição em lugares exóticos traz preocupações e pode acarretar danos para sociedade. Sendo assim, é um evento que deve ocorrer novamente podendo ser ainda mais forte e os cientistas têm que estar sempre preparados. A beleza e o desafio representados pela aurora boreal e pelas tempestades geomagnéticas destacam a vulnerabilidade e a resiliência do nosso planeta diante das forças cósmicas que moldam nossa atmosfera e vida na Terra.

Autor: Isabella Costa Lacerda

Isabella Costa

%d blogueiros gostam disto: