Robôs poderão fazer entrevistas de emprego em 2020

Vocês já se imaginaram em uma entrevista de emprego sem ter a pressão de um recrutador? Quem não quer, não é mesmo? Mas e se a pressão vier de uma máquina? Será que vai ser melhor ou pior?

Essa realidade pode estar mais próxima do parece. Uma empresa de inteligência artificial e robótica social chamada Furhat dedicou os últimos quatro anos para criar uma interface de computador para imitar a interação humana. Em outubro de 2018, a startup uniu forças com a TNG (a maior empresa de recrutamento da Suécia) para criar a Tengai, uma recrutadora-robô de 40 centímetros. Segundo as empresas, a ideia é erradicar os preconceitos inerentes que impedem que tantos funcionários potencialmente qualificados obtenham seus empregos dos sonhos.

A Tengai não está interessada em conversas fúteis, em seu gênero, raça ou qualquer outra coisa. Ela é um robô e conduz cada entrevista exatamente da mesma maneira, no mesmo tom – mesmas perguntas, mesma ordem. Ainda estão sendo feitos testes para refinar o processo, mas ela deve começar a trabalhar ainda em maio de 2019.

“Ela está aprendendo com vários recrutadores diferentes, por isso não capta o comportamento específico de um recrutador”, diz Gabriel Skantze, cientista-chefe do projeto. Os candidatos vão entrar, a Tengai irá realizar uma entrevista e, em seguida, a transcrição será enviada para os empregadores humanos para a análise das respostas.

Se os testes forem bem-sucedidos, podemos esperar ver uma versão em inglês da Tengai já em 2020.

Fonte: CanalTech