BNDES aprova empréstimo de R$ 1 bilhão para Belo Monte

Dinheiro deverá ser usado para compra de materiais e equipamentos nacionais e pagamento de serviços; obra ainda depende da licença ambiental

A usina de Belo Montem que será feita no Rio Xingu, deve se tornar a terceira maior do mundo

São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira que aprovou empréstimo-ponte de 1,087 bilhão de reais ao consórcio Norte Energia (Nesa) para o projeto de implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

Os recursos serão usados em compra de materiais e de equipamentos nacionais, além do pagamento de serviços de engenharia e de estudos técnicos para a instalação da usina, afirma o banco.

A obra, considerada terceira maior usina do mundo em capacidade instalada atrás de Itaipu e Três Gargantas (China), ainda não recebeu licenciamento ambiental para o início de sua construção.

Apesar disso, o banco concedeu o empréstimo como “um adiantamento de recursos a título de pagamento inicial das encomendas para a fabricação de máquinas e equipamentos necessários ao projeto”.

O financiamento para a construção da usina, que terá capacidade instalada de 11.233 megawatts e cuja primeira unidade geradora deverá entrar em operação comercial em fevereiro de 2015, segue em análise pelo banco e “e depende da conclusão do processo de licenciamento do projeto. Nenhuma obra civil ou instalação de equipamentos será realizada no local da usina antes da obtenção do devido licenciamento ambiental e da licença de instalação do empreendimento.”

A Norte Energia venceu o leilão da usina em abril deste ano após uma série de tentativas do Ministério Público Federal de barrar o projeto na Justiça por riscos ambientais.

Fonte: Exame