Condomínio residencial em Florianópolis produzirá energia eólica

Empreendimento abriga duas turbinas de vento capazes de gerar cerca de 5 kW cada. Energia será utilizada para aquecimento da água

Ana Paula Rocha

A Asas Incorporações e a construtora Seleta Engenharia acabam de lançar em Florianópolis o condomínio Neo, empreendimento residencial com turbinas de vento para a produção de energia eólica. O projeto arquitetônico é de Jaques Suchodolski.

Divulgação: Jaques Suchodolski
Turbinas de vento e painéis solares ficarão no topo dos edifícios

As turbinas de vento serão instaladas no topo das duas torres residenciais do condomínio. Os equipamentos, importados dos Estados Unidos, medem 1,20m de diâmetro e 6 m de altura e, juntos, são capazes de gerar cerca de 10 kW. Essa energia será utilizada para o aquecimento da água consumida pelos 24 apartamentos.

Além da energia eólica, o condomínio Neo ainda possui sistema de captação complementar da energia solar por meio de painéis instalados nas coberturas das torres. “O condomínio não irá utilizar nenhum combustível fóssil e o custo de aquecimento d”água será próximo de zero”, explica o arquiteto Jaques Suchodolski.

Para completar, o empreendimento ainda reutilizará a água consumida em jardins, áreas comuns e nos sanitários, possibilitando a redução de 50% no consumo de água de todo o condomínio. A energia produzida em forma de água quente será armazenada em reservatórios nas torres das caixas d”água.

A previsão é de que as obras do condomínio Neo sejam concluídas no início de 2012.

Divulgação: Jaques Suchodolski
Turbinas de vento têm capacidade de produzir cerca de 10 kW
Divulgação: Jaques Suchodolski
Empreendimento terá 24 apartamentos
Divulgação: Jaques Suchodolski
Detalhe do living do apartamento
Divulgação: Jaques Suchodolski
Condomínio Neo deve ficar pronto em 2012

Fonte:Pini Web

Amanda Silva