Brasileiro ajuda a projetar estufa inflável para Marte
Verde no Planeta Vermelho
O estudante brasileiro Dilermando da Costa Ferreira Neto faz parte de uma equipe premiada com o segundo lugar em uma competição promovida pela NASA.
O projeto Green on the Red Planet(Verde no Planeta Vermelho) consiste em uma estufa autônoma, com módulos infláveis e funcionamento automático, capaz de sustentar até quatro astronautas em missões de longa duração em Marte – ou, quem sabe, em uma colonização definitiva de Marte.
A estufa conta com sistemas para controle das condições ambientais no uso de energias renováveis e um sistema de robôs para a colheita das plantas, de forma a facilitar a implantação de uma futura colônia permanente no planeta vermelho.
Ciência sem Fronteiras
Dilermando, que é estudante do 7° semestre de Engenharia de Controle e Automação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está atualmente na Itália, como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras.
Sua equipe recebeu o segundo lugar no desafio Deployable Greenhouse, competição mundial com foco na solução de questões ligadas à exploração espacial. A atividade é realizada pelo Centro Espacial Kennedy, da NASA.
Como premiação, os componentes da equipe foram convidados pela NASA para assistir, no dia 18 de novembro, o lançamento da sonda espacial MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile EvolutioN), que vai estudar a atmosfera de Marte e suas mudanças ao longo do tempo.
Na ocasião, eles terão ainda a oportunidade de conhecer a equipe de engenheiros que atualmente trabalha no desenvolvimento desse tipo de estufa espacial e que inspirou a criação do desafio Deployable Greenhouse.
Fonte: inovação tecnológica.