As asas dos aviões foram reinventadas e já testadas pela NASA
Um revolucionário design de asa de avião, montado a partir de centenas de pequenas peças idênticas, permite que você mude sua forma de controlar o vôo o tornando mais eficiente.
O novo desenho da asa foi testado pela NASA e é descrito em um artigo na revista Smart Materials and Structures.
Em vez de exigir superfícies móveis separadas, como ailerons, para controlar o giro e a inclinação do avião, como as asas convencionais, o novo sistema de montagem permite que toda a asa, ou partes dela, seja deformada, incorporando uma mistura rígida e flexível. Os pequenos subconjuntos, que são aparafusados para formar uma estrutura de treliça aberta e leve, são cobertos com uma fina camada de material polimérico semelhante à estrutura.
O resultado é uma asa muito mais leve e, portanto, muito mais eficiente no uso de energia, do que aqueles com desenhos convencionais, sejam metal ou compósitos, segundo os pesquisadores. Uma vez que a estrutura composta de milhares de pequenos triângulos de escoras corresponde, consiste na maior parte do espaço vazio, forma um “Metamaterial” mecânica combinar a rigidez estrutural de um polímero de densidade semelhante a borracha e extremamente leve e de baixo um aerogel.
Embora seja possível incluir motores e cabos para produzir as forças necessárias para deformar as asas, a equipe deu um passo adiante e projetou um sistema que responde automaticamente a mudanças em suas condições de carga aerodinâmica, alterando sua forma, um tipo de processo. de reconfiguração de asa auto-ajustável.
Tudo isto é conseguido através da concepção cuidadosa das posições relativas dos suportes com diferentes quantidades de flexibilidade ou rigidez, projetados para a asa, ou partes dele, dobrando-se de maneiras específicas em resposta a determinados tipos de tensões.
“Agora temos um método de fabricação”, diz ele. Embora haja um investimento inicial em ferramentas, uma vez feito isso, as peças são baratas”, afirma os idealizadores. Então além de tudo ele será mais barato de ser montado do que os tradicionais.
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Fonte: Engenharia É