Transplante de Células-Tronco para Tratamento e Cura de HIV

Nesta terça-feira dia 15 de Fevereiro, médicos norte-americanos relataram que a primeira mulher, terceira do mundo, foi curada do HIV após tratamento e transplante através do sangue de cordão umbilical, células-tronco, de um doador que já era naturalmente resistente ao vírus.

Desde que começou o tratamento para sua Leucemia Aguda, recebendo transplante de medula óssea e finalmente de células tronco, a paciente tem mostrado remissão ao câncer e sem a presença do vírus a 14 meses, segundo os médicos.

Estudiosos vêm relatando que parte importante para que o processo funcione, é o transplante de células já resistentes ao HIV. Cientistas acreditavam que a “doença do enxerto versus hospedeiro”, que acontece sempre que um corpo estranho entra no organismo, era parte importante para esse processo.

Sharon Lewin, presidente da Sociedade Internacional de AIDS, disse que o transplante de medula óssea não é uma estratégia viável para todas as pessoas com HIV, mas que esses 3 casos de cura, reforçam que é sim possível a cura para HIV, principalmente através de tratamento genético.

À medida que tais acontecimentos acontecem, vemos cada vez mais próximos a possibilidade de convivermos melhor com essas enfermidades, sejam através dos avanços de vacinas ou mesmo de tratamentos experimentais e tecnológicos que trazem novos horizontes para o futuro medicinal da humanidade.