Post do bem: Conheça a Associação de apoio a crianças e idosos (AACI)

Post do bem: Conheça a Associação de apoio a crianças e idosos (AACI)

Hoje no Post do Bem  viemos falar  sobre a Associação de apoio a crianças e idosos (AACI), que vem desde 2010 desenvolvendo um projeto que visa proteção social básica a crianças, idosos e suas famílias através da oferta de serviços que visem o enfrentamento da vulnerabilidade social e o fortalecimento dos vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária.

A instituição

Localizada no bairro Nova Era, zona Norte de Juiz de Fora, a AACI conta com um quadro de voluntários composto por psicóloga, psicopedagoga, fisioterapeuta, professora de francês, contadora de história e motorista, além de outros colaboradores contratados pela instituição. 

A instituição tem por objetivo ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que segundo Raquel, assistente social e coordenadora de projetos da associação,  tem como foco constituir  um espaço de convivência e desenvolver o protagonismo e a autonomia, a partir de interesses, demandas e potencialidades da faixa etária atendida.

Roda de conversa e reunião de pais promovido pela instituição

Promovendo sempre o exercício da cidadania, a AACI oferece diversas atividades, entre elas: roda de conversa, arte e reciclagem, cinema interativo, master chef, contação de história, jogos interativos, atividades dirigidas com temas sobre cidadania, democracia, meio ambiente, direitos sociais, discriminação de gênero e racial. Também em parceria com o Programa Gente em Primeiro Lugar da FUNALFA possui facilitadores de oficina de flauta, capoeira, HIP HOP e teatro.

 “O trabalho da AACI é complementar ao trabalho desempenhado pela família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e assegurando a proteção e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes” reforça Raquel.

Apoio da população

Recentemente o Governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (02/06), um aplicativo de smartphone, batizado de Mobiliza Minas, que vai conectar voluntários, doadores, instituições sociais e órgãos públicos. Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), explica que o objetivo do projeto é criar um espaço onde pessoas interessadas podem encontrar instituições sérias para fazer doações ou prestar serviços voluntários. Ao ser perguntada pelo interesse da população ao se mobilizar socialmente, Raquel explicou à nossa equipe que a pandemia da Covid-19 agravou a situação de vulnerabilidade de milhares de pessoas.

Muitos trabalhadores perderam suas fontes de receita, ocasionando a falta de alimentos e produtos básicos de higiene e limpeza, tão essenciais para evitar a contaminação. A precariedade nas condições básicas de moradia coloca a população de baixa renda em situação ainda mais vulnerável diante da pandemia. Com certeza houve um aumento no interesse de se mobilizar para ajudar o outro, com o agravamento da situação a população tem se reunido através de diversos movimentos e ações para estar ao lado dos mais vulneráveis e lutar contra a fome e a pandemia da Covid-19” relatou a assistente social.

Como Ajudar

Se você deseja fazer parte dessa corrente de bem e contribuir, a instituição está funcionando com o quadro de funcionários reduzido no horário de 08 às 16 horas. As doações podem ser entregues na própria sede, se o contribuinte desejar a AACI também oferece o serviço de busca da doação, basta agendar o horário da entrega pelos telefones 3226-4832 ou 3224-0727 que o motorista voluntário irá receber.

Ainda tem a opção de contribuir através de depósito: 

Banco Bradesco

Agência: 2868-1

Conta Corrente: 2568-2

CNPJ: 11.550.709/0001-87

A AACI mantém seu funcionamento mesmo durante a pandemia, respeitando os devidos cuidados com a saúde de seus colaboradores e usuários. As atividades coletivas não estão acontecendo, mas a associação está direcionando seus esforços para outras frentes de trabalho, realizando campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos e itens básicos de higiene e limpeza, assumindo seu compromisso para a superação da pobreza, vulnerabilidade e risco social vivenciado pelo público alvo de suas ações. 

Fique por dentro

Acompanhe também a instituição pelo Facebook e Instagram: @aacijf  ou  pelo site www.aaci.org.br.

Curte o conteúdo do EI? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários. 

Juliana Quinelato

%d blogueiros gostam disto: