Veja como é possível converter CO2 em plástico

Pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) identificaram condições que convertem CO2 em etileno de forma mais eficiente, abrindo caminho para a reciclagem desse gás de efeito estufa em plástico.

O etileno é usado para fabricar polietileno, o plástico mais utilizado atualmente, cuja produção global anual é de cerca de 80 milhões de toneladas.

No centro deste trabalho está a reação de redução de dióxido de carbono, na qual o CO2 é convertido em outros produtos químicos pelo uso de uma corrente elétrica e uma reação química, auxiliada por um catalisador.

Muitos metais podem servir como catalisadores neste tipo de reação: ouro, prata e zinco podem formar monóxido de carbono, enquanto o estanho e o paládio podem formar formiato. Mas apenas o cobre pode produzir etileno, o principal componente do plástico de polietileno.

“O cobre é um metal mágico. É mágico porque pode produzir muitos produtos químicos diferentes, como o metano, etileno e etanol, mas controlar o que ocorre é difícil “, diz o estudante Phil De Luna, líder do projeto, com base no desempenho da Fonte de Luz canadense (CLS).

“Eu acho que o futuro será cheio de tecnologias que geram valor a partir do lixo. É emocionante porque estamos trabalhando para desenvolver maneiras novas e sustentáveis ​​de atender às demandas de energia do futuro “, diz De Luna.

única peça de equipamento desenvolvido pelos CLS Cientista Sênior, Tom Regier, tornou possível para os pesquisadores estudarem a morfologia ou forma e o ambiente químico do catalisador de cobre em toda a redução de CO2 reação, em tempo real.

“Isso nunca foi feito antes”, diz o estudante Rafael Quintero-Bermudez, o outro co-autor do artigo. “Essa medida única nos permitiu explorar muitas questões de pesquisa sobre como o processo é realizado e como ele pode ser projetado para melhorar.”

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Fonte: EngenhariaÉ