Lusail, a cidade inteligente que está sendo construída para receber a Copa de 2022 no Qatar

O Qatar decidiu construir uma cidade inteligente chamada Lusail, que vai sediar a Copa, a cidade estará situada na costa norte, a 24 km do centro da capital Doha. Terá cerca de 35 km² e é esperada que seja capaz de acomodar até 250 mil habitantes, a cidade será uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2022, tendo o Estádio de Lusail como sede. Através do Estádio de Lusail, a cidade sediará a abertura e a final da Copa.O que antes era deserto, já está  com características de cidades, já que os prédios, ruas, estádios, sistemas de transportes e outros já começaram a aparecer. O problema é que não há um número de pessoas suficiente para povoar essa cidade.

Como uma cidade do futuro, ela tem como base a tecnologia, a sustentabilidade e a mobilidade. Na cidade, haverá trens, ônibus, ciclovias, táxis aquáticos, estacionamentos subterrâneos e mais. Ainda, a cidade foi planejada pensando no mínimo deslocamento, de modo que cada região conta com a infraestrutura adequada (escola, comércio, etc.).

Em Lusail também há tubulações específicas para os resíduos sólidos, que serão levados para locais de tratamento e reciclagem. Há quatro estações de esgoto e a água que sai do tratamento será usada para resfriamento da cidade, o que permitirá reduzir consideravelmente a emissão de gás carbônico. A cidade também ostenta: há ilhas artificiais repletas de luxo e prédios inteligentes recheados de tecnologia, a qual torna a vida muito mais confortável. Pelas ruas, o Wi-Fi será gratuito e haverá pontos de informações espalhados. Para completar, haverá câmeras de segurança e internet de fibra ótica com mais de 1GB de velocidade. Quer mais? 30% da cidade será dedicada a áreas verdes e locais abertos e haverá vários centros esportivos.

Vale lembrar que o Qatar é o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo. É um país pequeno, mas é um dos mais ricos do mundo. “Eu acredito que a Copa é extremamente importante, não apenas para o Catar, mas para toda a região – que é apaixonada por futebol e está investindo muito nisso”, disse o presidente da FIFA Gianni Infantino, na sua visita ao Qatar, segundo reportagem da rede Al Jazeera.

Lusail servirá como perfeito local para os jogos da abertura e da final da Copa do Mundo, com tecnologias amigáveis ao ambiente e ajudando uma nova geração de arenas esportivas no mundo inteiro, com condições ideais para atletas e turistas. O design do estádio auxilia os fãs na visualização das ações com confortáveis assentos. Será um ambiente bonito e que representa a ambição, o orgulho e o entusiasmo que deslocamos para construir nossa promessa e continuar até a Copa do Mundo de 2022 – disse o Xeique Tamim bin Hamad Al-Than ainda em 2010, quando as obras realmente decolaram.

Fontes:

https://blogdaengenharia.com/cidade-inteligente-copa-de-2022-qatar/

http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2015/01/lusail-catar-planeja-cidade-ao-custo-de-r-121-bilhoes-para-copa-de-2022.html

http://futebolatino.lance.com.br/lusail-a-cidade-da-final-da-copa-de-2022-que-ainda-nao-existe/